Anuncie Barato!


RIM anuncia BBX, seu novo sistema operacional

Vinicius Brino 21 de Outubro de 2011

Na última terça-feira, no primeiro dia da “versão norte-americana” do evento BlackBerry DevCon, que ocorreu entre 18 e 20 de outubro em San Francisco, nos EUA, a RIM (Research In Motion) anunciou seu próximo sistema operacional, que será destinado á todos seus produtos, tanto smartphones, quanto tablets.

Nomeado como BBX, ele terá função semelhante á do novo Android, o 4.0 Ice Cream Sandwich, que é de unir as plataformas móveis. Antes os produtos da empresa se dividiam entre BBS, para smartphones, e QNX, para tablets (isso explica a sigla BBX). Ainda sem data oficial de lançamento, o novo SO estará presente apenas nos futuros lançamentos da empresa.

O BBX será compatível com HTML5, Adobe AIR e Flash, além disso, ele será capaz de rodar qualquer aplicativo feito para as versões anteriores dos dois sistemas da empresa. Também foi prometido mais suporte ás plataformas de segurança e sociais desenvolvidas pela empresa, além de uma maior capacidade de integração entre apps diferentes.

Outro foco da empresa canadense será suas ferramentas para criação de aplicativos web, como o BlackBerry WebWorks, que terá funcionalidades CSS3, HTML5 e JavaScript, e permitirá que os mais diversos aplicativos rodem como se fossem próprios do SO. Diferentemente do BBX, as funcionalidades acima serão compatíveis com antigos sistemas.

A RIM aproveitou o momento para exibir uma demonstração da versão 2.0 do SO BlackBerry PlayBook, e dentre as novidades estão o suporte ao Flash 11 e ao Adobe AIR 3.0, além de uma espécie de emulador que permite o uso de apps feitos para Android.



UM Comentário »

Deixe uma resposta »