Anuncie Barato!
Colabore e Participe de Premiações!!

Você sabia que eBooks pesam?

Vinicius Brino 2 de Novembro de 2011

Os eBooks (livros digitais), utilizados tanto em tablets quanto em seu “primo” eReader, tem várias vantagens, como a não utilização de papel e facilidade para compra, mas com certeza a maior delas é o fácil transporte de várias publicações ao mesmo tempo, formando algo como uma biblioteca virtual e pessoal. Mas e se alguém te dissesse que eles podem ter um peso físico, você acreditaria?

Pois bem, um estudo feito por cientistas da computação da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, diz que um eReader, (que no caso dessa pesquisa foi o Kindle, da Amazon) pode ter seu peso alterado caso esteja cheio de livros digitais. Isso acontece porque os elétrons utilizam energia para armazenar dados, portanto quanto mais dados, mais energia.

Entretanto esse peso causado por eBooks é quase nulo, imperceptível em uma balança normal, por exemplo. A diferença de peso de eReaders vazios ou cheios é de um quintilhonésimo grama, ou um atograma, que é equivalente ao peso de uma molécula de DNA.

Mas a vantagem entre livros impressos e digitais ainda é estrondosa, para encher o Kindle utilizado na pesquisa foram necessários 3500 eBooks, que na sua versão de papel pesariam em torno de duas toneladas.

Você já imaginou que os inúmeros downloads armazenados por você poderiam fazer uma diferença física em seu aparelho?



Deixe uma resposta »