Anuncie Barato!


É possível substituir um note/netbook por um tablet?

Hugo 5 de Setembro de 2011
É possível substituir um note/netbook por um tablet?

Esse artigo pode estar desatualizado . É importante antes de ler esse artigo tomar algumas notas, recomendamos esses artigos, que estão mais atualizados e foram feitos para tirar todas as dúvidas sobre o Custo/Beneficio dos Tablets na Data atual:

  1. E afinal de contas o que é um tablet?

  2. 7 Dicas de como avaliar um tablet

  3. Tablet Custo x Benefício

  4. Como escolher um Tablet Custo x Benefício

  5. É possível substituir um notebook por um tablet?

Baseados nas minhas recentes aventuras com meu Galaxy Tab, vou tentar expor algumas dificuldades e os triunfos de substituir um note/netbook por um tablet, nas funções cotidianas. Se você pretender substituir funções avançadas realizadas em um dispositivo windows/linux/mac, já sabe qual a resposta né? Basicamente tem-se que perceber que os tablets, mesmos os mais avançados, não tem tanta robustez que um netbook por exemplo, agora imagine um notebook. Então quero apenas clarificar as idéias de quem quer um tablet pra as tarefas simples do dia a dia, e tem medo se o mesmo será capaz de realizá-las.

Recomendo alguns artigos para maior compreenção deste:

  1. 7 Dicas de como avaliar um tablet
  2. Como escolher um Tablet Custo x Benefício
  3. Word, Excel, Power Point – MS Office no seu tablet
  4. Perfil dos Usuários de Tablet
  5. Tablet Custo x Benefício

Bom, antes de expor a história em si, vou falar das minhas motivações. Sou professor em uma faculdade, e portanto sempre necessitei trabalhar com um notebook de um lado, e um datashow de outro. Por vários anos assim foi, até que no ano passado resolvi arriscar com um netbook. Apesar dos medos de que o netbook não serio robusto o suficiente para reproduzir meus videos (e eu uso muitos videos!) sem aquelas engasgadas, o meu netbook Philco com processador Atom N450 deu conta do recado e por 1 ano o utilizei dessa forma. Esse ano, após muito pensar e muito refletir, resolvi arriscar a minha saga com um tablet.

Primeiro ponto, qual tablet escolher? Bem, na minha cabeça existiam 4 opções viáveis (por preço e por robustez do sistema): Asus Transformer, Samsung Galaxy Tab 7′, Motorola Xoom e Apple Ipad. O primeiro desqualificado foi o Ipad, principalmente pelo sistema que não me agrada (motivos pessoais e até mesmo embasados), segundo pelo preço dos acessórios originais e finalmente pelo deficiente suporte a flash. O Asus transformer sempre me cativou, mas é bem complicado encontrar dados sobre ele (principalmente a 4 meses atrás) e vê-lo em uma loja na minha cidade foi impossível, então também não rolou. ao observar em uma loja o Gtab e o Xoom, cuidadosamente, minha mente foi a mil. O Xoom realmente é mais bonito e robusto, sem falar no Android Honeycomb, porém uma coisa foi determinante na minha escolha pelo Samsung Galaxy tab: a tv digital (disponível no modelo P1000 somente, o P1010 não tem 3g nem tv). Mas não se engane, a qualidade da imagem não é tão boa assim, porém como eu queria ter como ver jogos enquanto estivesse na faculdade isso foi realmente decisivo.

Já na sala de aula, apanhei muito para me adaptar.

Primeiro ponto: projeção

Tenho um projetor Epson S5+ que não é nem de longe um projetor de última geração, nem hdmi tem. Sendo assim comprei um cabo tv/out original da samsung e foi batata, o mesmo projeta totalmente o que aparece na tela do tablet, quando orientado verticalmente fica meio estranho, mas quando na horizontal fica perfeito. Mas, aí veio outra questão. O Gtab tem uma saída somente, portante não era possível carregar o mesmo e projetá-lo ao mesmo tempo, como seria necessario quando a bateria estivesse acabando. Assim tive que durante algum tempo carregá-lo todos os dias para não correr risco da bateria acabar comigo no meio de uma aula. Desesperado por uma solução, encontrei um cabo que seria a minha salvação em um conhecido site de gadgets da china, um cabo que tem usb e tv/out juntos (veja figura ao lado). Comprei o cabo pelo site, e 20 dias depois voilá, cá estava eu projetando minhas aulas e carregando o tablet ao mesmo tempo. Problemas físicos solucionados.

Segundo ponto: software

Antes de comprar meu tablet, dei uma boa pesquisada na internet sobre principalmente os apps que visualizam e editam arquivos do office do windows. Também me preocupei com os apps de video (que reconhecessem vários codecs) e se o hardware do tablet seria capaz de rodar esses apps sem travar. Mas não havia certezas, o jeito era arriscar. Logo após comprar o meu tablet testei vários apps de office e players de video, e encontrei os meus favoritos que cumprem bem o papel do que eu preciso. Primeiro posso indicar os ótimos Thinkfree (pago porém vem padrão no Samsung Galaxy) e o Documents do to (pago) como os principais aplicativos office para android (veja no fim do artigo os links para download). Infelizmente, existem muitas diferenças entre todos aplicativos com essa função, principalmente em relação a comandos (cada um encontrou uma solução diferente para a falta to botão esquerdo do mouse) e visualização. De todos que eu testei, apenas o Thinkfree consegue realmente editar arquivos do powerpoint, os outros apenas editam os textos, e ainda não consegui um app office que ao visualizar arquivos do powerpoint, apresentasse as animações de arquivos gif. Para players de video, a saga foi igualmente longa, após vários testes com resultados que variam da dessincronia de video com audio ao não reconhecimento de codecs e legendas, posso indicar os ótimos MoboPlayer (grátis) e QQplayer (grátis). Outros aplicativos auxiliam bastante a praticidade do tablet, como o Tapatalk (pago) que é um aplicativo para acesso a fóruns e o Camscanner (grátis com limitações) que transforma a câmera do tablet em um scanner portátil.

Conclusão

Agora, 4 meses após o início da minha saga, estou satisfeito com o resultado e a perfomance do tablet. Alguns fatores precisam ainda ser avaliados caso deseje entrar em uma jornada como a minha. O primeiro e mais importante talvez seja o quanto quer gastar. Quem não quer gastar um pouco mais e pretende comprar um tablet de baixo custo provavelmente não conseguirá fazer essa substituição com muito sucesso, salvo as excessões dos que desejam apenas um navegador de internet móvel, que não estariam preocupados realmente com essa substituição. Para o uso de videos e programas de produção básicos (como office e edição básica de fotos) são necessários requisitos mínimos de hardware, e esses tablets chingling não seriam capazes, realmente.

Outra questão igualmente importante é o quanto será necessário digitar no seu novo tablet. Se você eventualmente tiver que digitar muitos emails, ou redigir textos complexos e longos, o tablet pode não ser uma boa idéia. Sei que encontrarei resistencia nesse aspecto, mas digitar na tela touchscreen é um saco! Dá bem pra quebrar um galho para digitar notas ou emails curtos, mas imagino que digitar muita coisa com ele é insuportável. Esse ponto não é realmente importante pois existem vários teclados sem fio disponíveis para os tablets, inclusive para o Samsung Gtab.

O bom senso é fundamental a cada um que desejar fazer essa troca. Deve-se ponderar sobre o consumo de energia, a capacidade de processamento com relação ao que deseja fazer, e necessidade de mobilidade. É possível substituir um note/netbook por um tablet, desde que suas necessidades se adequem a esse tablet. E você, quais suas experiências?

Aplicativos sugeridos

 

 

 

 

 

 



221 Comentários »

  1. Phrenetico 5 de Setembro de 2011 at 11:54 - Reply

    Parabéns pelo artigo, muito bom mesmo! acredito que muitas pessoas agora vão analizar antes de achar que um tablet pode realmente atender todas as necessidades da pessoa.

    Tenho um iPad, mas com ele não faço nem metade das tarefas que faço no meu notebook, principalmente por funçoes que existem no teclado e no mouse que um tablet não consegue reproduzir com facilidade, sem falar no OS praticamente limitado a funçoes de aplicativos.

    O tablets estão lonje de superar os PC e notebooks, mas isso não os tornam menos importantes ou produtivos, no meu tempo mais livre (em especial os FDS) so levo o meu tablet pra casa, onde tranquilamente vejo meus email, navego na internet, assisto alguns filmes, me divirto muito com alguns excelentes jogos e alguns app, vejo e respondo alguns comentarios aqui no site (MDT), ou seja coisa simples e muito mais confortaveis de se fazer em um tablet.

    Resumindo minha experiencia, o tablet não substituiu meu notebook, mas me proporcionou novas possibilidades de uso.

  2. Hugo 5 de Setembro de 2011 at 11:59 - Reply

    É verdade Phrenetico, tem-se que ter em mente as limitações de um tablet em mente e pensar que dificilmente será possível realizar as atividades do dia a dia somente com um tablet. Por um bom tempo será necessário ter um notebook ou netbook de suporte.

  3. Marcelo Teodoro (@Ma 5 de Setembro de 2011 at 22:22 - Reply

    O artigo acima "trouxe luz", pois o meu pensamento era de substituir

    o meu notebook por um tablet, (pesquisei) e concluir que o notebook é insubstituivel até o momento.Com a nova saga de notebook's da AMD (x6) e INTEL (i7) ainda é seguro, viavel e recomendavel aquisição do notebook. (Com a desvalorização do dolar, é um otimo momento pra adquirir, seu tão sonhado Pc portatil). Alem disso com o lançamento do tablet, que roda Windows 7 Professional, os preços dos atuais tablet's iram despencar, (devido a necessidade de algumas fabricantes se manter no mercado promissor de tablet's, são muitas as ofertas, pra não dizer lançamentos do produto) ficaram acessiveis muito breve; não é um bom investimento adquirir desses aparelhos agora (#ficaadica).

    • Marcelo arena 16 de Outubro de 2011 at 22:26 - Reply

      Cara, eu tenho um galaxy tab é to pensando em pegar um notebook de volta, so por 1 motivo. Que o tablet me deixou na mão durante a aula. Eu tinha que fazer uma apresentação com slider, fiz o slider todo bonitinho, só que na hora da apresentação, cade que? Não rodava por nada! Decepção!

      • Hugo 17 de Outubro de 2011 at 6:12 - Reply

        Como aconteceu Marcelo? Vc fez a apresentação nele mesmo? Usou qual aplicativo? Bom, para apresentações eu uso o Thinkfree, acho o melhorzinho, mas ainda assim tem muitas falhas mesmo…

  4. Maikon 9 de Setembro de 2011 at 12:28 - Reply

    Estava pensando em comprar um tablet Coby Kyros MID7015 ou MID7016 para utilizar nas minhas aulas. Só pretendo usar o tablet para passar slides e fotos, e algum programa equivalente ao excel para utilizar as pautas eletrônicas.

    Já tenho notebook queria o tablet pela praticidade em transportá-lo.

    É possível utilizar esses dois modelos da Coby Kyros para essas duas atividades que eu quero desempenhar? Perguntei alguns vendedores no mercado livre, uns falam que é possível conectar o tablet no datashow, outros dizem que não. Vi um rapaz comentar aqui no "mundo dos tablets" que ele só estava conseguindo usar o tablet dele para projetas fotos, mas não conseguia projetar slides.

    Peço uma ajuda aí aos amigos.

    Desde já, obrigado.

  5. Jack 13 de Setembro de 2011 at 8:37 - Reply

    Olá, estou pesquisando sobre tablets e tenho uma quedinha pela Apple, mas tbm acho os aplicativos complicados. Minha necessidade é um tablet, pois mais leve,(como trabalho e estudo a noite estou sempre pra lá e pra cá, e carregando peso não rola) onde eu possa guardar meus textos e editá-los, em pdf, word e tbm excel pois trabalho com planilhas.Acessar e-mails e tals, não necessito de TV pq na minha região não tem sinal digital (é Litoral sabe). Uma tela de pelo menos 10". Qual vc me indicaria?!

    Abraços.

    • Hugo 13 de Setembro de 2011 at 9:32 - Reply

      Olá Jack! No seu caso então, você terá que avaliar uma coisa. Até que ponto você necessita de hardware, ou seja, você eventualmente vai querer ver filmes no tablet? Vai de repente precisar usar um aplicativo mais pesado com um CAD? Se a resposta é não, então de repente mesmo um tablet mais simples como o Coby Kyros 1024 vai te servir, e por um custo bem menor, pois editar textos e planilhas é uma tarefa bem simples para o android. Se não quer nunca ficar na mão, então opte por um tablet mais robusto, como o Samsung Galaxy Tab 10.1 ou o Motorola Xoom. Além disso, pense se será necessário o 3G. Se sim, seus custos também vão aumentar, pois o Motorola Xoom por exemplo pode ser encontrado por cerca de 1500 reais sem 3G, e quase 2000 reais com 3G. Os três modelos que eu citei tem telas de 10 ou 10.1 polegadas.

      • Eder Rodrigues 22 de Setembro de 2011 at 10:03 - Reply

        Olá Hugo!

        Parabéns pelo artigo! Foi realmente de encontro ao que eu procurava.

        Minha maior preocupação é a edição de textos/planilhas/apresentações, pois estudo MBA. Você mencionou que "…editar textos e planilhas é uma tarefa bem simples para o android".

        Pela sua experiência, se esses tipos de documentos são editados e, posteriormente, abertos no MS Office da plataforma Windows, perde-se alguma formatação?

        Obrigado!

        Eder

        • Hugo 22 de Setembro de 2011 at 13:39 - Reply

          Olá Eder, na minha experiencia utilizando o Documents to go e o Thinkfree, não perde-se não. Mãs eu não fiz muito esse processo não, normalmente eu edito somente no tablet e não migro muito para o windows não. No entanto já editei uma planilha toda cheia de formatações no documents to go, e usei um aplicativo que cria um pdf desses documentos, e o pdf saiu totalmente configurado, então presumo que não perca as configurações não. Qualquer coisa, tamos aí.

  6. Luiz Eduardo 13 de Setembro de 2011 at 13:42 - Reply

    Cara, eu sou professor e tenho um galaxy tab e preciso conectá-lo no datashow. Você pode me informar o site onde você comprou este cabo e o valor? Valeu e parabéns pelo post. muito bom!

    • Hugo 13 de Setembro de 2011 at 20:12 - Reply

      Na hora Luiz Eduardo! Eu comprei o cabo no Dealextreme da china. Demorou 20 dias pra chegar na minha casa, massss já vi gente falando que demora até 3 meses. Infelizmente não achei pra vender em lugar nenhum do Brasil. O link para o cabo é: http://www.dealextreme.com.cuts.name/p/premium-us
      Agora, o cabo somente tv/out (sem o usb para carregar ao mesmo tempo) tem em várias lojas online, inclusive no mercado livre.

  7. Marcelo 22 de Setembro de 2011 at 14:25 - Reply

    Definitivamente o Asus EEE Pad Transformer é a melhor opção se vc quer ter a ilusão de substituição.

    Comprei um, há 2 semanas e consigo fazer TUDO nele, por enquanto. Sou estudante e necessito fazer artigo ou algo do gênero, nada muito pesado.

    Uma coisa que influenciou muito foi o teclado, realmente. Também pensei que produzir textos só na tela seria horrível.

    Agradeço este tópico, desde a primeira semana acompanho este site e digo que é muito esclarecedor.

    Atenciosamente,

    Marcelo.

    • Hugo 22 de Setembro de 2011 at 15:10 - Reply

      Marcelo, me tira uma dúvida. A conexão do tablet com o teclado (docking) não é fragil nao? Fiquei com medo que fosse fácil de quebrar…

  8. Alexandre 27 de Setembro de 2011 at 10:14 - Reply

    Hugo, parabéns pelo relato e dicas.

    Mas minha dúvida seria no âmbito do tamanho da tela.

    A tela de 7" não te incomodou, visto q

    • Alexandre 27 de Setembro de 2011 at 10:21 - Reply

      Desculpe, enviou sem querer. Vou reformular a pergunta.

      Acho legal a tela grande do Ipad. Achas que ficaria frustrado com a pequena tela de 7" do Gtab?

      Para mim, a idéia seria ver aquilo que vejo no celular, em formato maior. Se quiser ver um filme inteiro num celular, certamente vou forçar muito a vista. Num Ipad isso não aconteceria pelo tamanho (mas também não aprecio os produtos da Apple).

      abs

      • Hugo 27 de Setembro de 2011 at 11:18 - Reply

        Caro Alexandre, é o seguinte. A tela de 7" do Gtab nunca me decepcionou, acho bem agradável pra qualquer atividade. Também me sinto bem atraído pela tela de 10", mas creio que um tablet de 10" não tem a mesma mobilidade de um de 7". Isso não quer dizer que meu próximo tablet não seja um de 10", entendeu, é só uma questão de pesar os prós e os contras. Agora, se você pretende investir em um tablet e está considerando o Ipad 2 porém também não é atraído muito pela Apple, eu te aconselho com toda sinceridade do mundo a procurar pelo Motorola Xoom ou Galaxy Tab 10.1, como justificativa posso lembrar o suporte a flash. ;)

        • Phrenetico 28 de Setembro de 2011 at 15:59 - Reply

          Boa dica brother! O iPad não é a unica opção o Motorola Xoom e o GTab 10.1 são ótimas opçoes que não deixam nada a desejar, e ainda suportam Flash :)

    • Cristina Nascimento 2 de Março de 2012 at 5:34 - Reply

      Sei q é tarde pra opinar, mas aconselho mais ainda o GTab, pois o Xoom tem dificuldades pra salvar arquivos office editados ou qqr outro arquivo dentro do cartão micro sd. Sei q o meu é norte americano, e esse é q naum tem suporte, mas o brasileiro tb tem uns pantinhos qnto a salvar no sd. Eu nunk aconselho ninguem a salvar seus arquivos dentro da memória do tablet e sim no cartão, mas e qndo o infeliz do tablet naum t dá acesso ao cartão? Tem q se ver isso tb, eu axo crucial. Comprei o Motorola Xoom norte americano pelo simples fato de ele atualizar primeiro e dpois de mto penar descubro q ele é um Google Experience Device e q eles nunk vão liberar no aparelho acesso para vc fazer modificações dentro do sd card, só visualiza-lo, me disseram isso no forum dele nos EUA, tem uns termos complicados mas deu pra ter uma ideia. Fikei mto triste e arrependida, já naum vejo mais meu tablet com bons olhos…

  9. alex 28 de Setembro de 2011 at 8:51 - Reply

    bom dia gostaria de saber o tablet sansung s g70 faz ligaçoes sem chip, ele émultitouch ? obrigado .

    • Hugo 28 de Setembro de 2011 at 9:08 - Reply

      Nenhum tablet faz ligações sem chip, todos precisam do chip da sua operadora para funcionar. O "tablet" Samsung S G70 nao tem 3G, portanto não faz ligações. Segundo o manual, sua tela de 5 polegadas é multitouch sim. Esse aparelho da samsung é mais conhecido como um "player" pelas configurações limitadas e sua tela pequena.

    • Phrenetico 28 de Setembro de 2011 at 15:22 - Reply

      Olá Alex!
      Esse aparalho da Samsung não possui entrada para chip SIM, logo nada de 3G nem ligações com um celular, também não tem tela capacitiva que permite os multi-toques. Nem chamaria esse de tablet, no meu ponto de vista, ele eh muito pequeno para ser um tablet e muito grande para ser um smartphone, talvez um GPS, mas naum um tablet….

  10. Gjtex 28 de Setembro de 2011 at 18:41 - Reply

    Olá amigo,

    Possuo o gtab 7 e comprei com a mesma intenção que você, pois sou professor universitário. Tenho um epson S6+, porém quando conecto o cabo original samsung, o data show não reconhece. Não é problema do cabo, pois já liguei o tab na tv. Sabe de alguma configuração no epson, tendo em vista que o seu também é epson? Liguei para o suporte do fabricante do tab e me informaram que a conexão é automática. Desde já obrigado e grande abraço.

    • Hugo 28 de Setembro de 2011 at 19:00 - Reply

      No meu Epson não tive que fazer nada, só apertar o botão "Search sources" pra ele procurar o sinal nas diferentes portas e encontrar o sinal A/V. Infelizmente não tenho a menor ideia de como resolver seu problema, tente alternar no p'roprio tablet entre o sinal de Pal ou NTSC.

    • Ricardo 30 de Dezembro de 2011 at 23:05 - Reply

      Gjtex, você conseguiu resolver o problema de comunicação tablet-projetor?
      Tenho um projetor S6+ e estou inclinado a comprar o Galaxy para dar aula tb.

      Aproveitando, Hugo, vc notou alguma perda de funcionalidade nas animações dos arquivos ppt? Tipo, uma animação própria do Powerpoint deixou de funcionar.

      Dependendo da resposta, vou comprar amanhã mesmo a bagaça!!! Valeu!

      • Hug0 2 de Janeiro de 2012 at 18:30 - Reply

        Sim Ricardo, todas animações e vídeos inseridos nos ppt nao funcionam nos offices do Android. Infelizmente. Eu passo tudo separado.

  11. Tiago 28 de Setembro de 2011 at 19:03 - Reply

    Olá,

    Pesquisando a internet para saber como funcionam os tablets encontrei este blog e parabéns pela iniciativa, realmente é bastante esclarecedor.

    Li o artigo sobre tablets baratos e os preços ao pesquisar estão dentro da minha realidade.

    Minha dúvida é bem comum às dos outros mas é mais direta. Sou universitário, necessito fazer algumas notas, editar alguns materiais (MS office), apresentar seminários utilizando datashow. Minha pergunta é, os tablets Coby Kyros são suficientes para este tipo de trabalho que pretendo executar?

    • Hugo 28 de Setembro de 2011 at 19:53 - Reply

      Olá Tiago. Acho que essa resposta depende de muitas coisas. Os tablets da Coby são tablets que vem bem crus de fábrica, ou seja vc terá que frequentar muitos fóruns especializados para conseguir instalar o market nele, desbloquear o 3G externo, dentre outras coisas. Sendo assim, se você não quer ter dor de cabeça, escolha algum outro. Outra questão é o reconhecimento pelo datashow, não tenho conhecimento dos cabos do coby kyros, portanto não sei se o mesmo suporta o envio de sinal de vídeo para o datashow. Se você tiver disposto a gastar uns 600 reais com um coby kyros, eu te aconselho a juntar mais 300 reais e comprar um samsung galaxy tab P1010 (sem 3G e sem TV digital).

      • Tiago 29 de Setembro de 2011 at 5:24 - Reply

        Obrigado pela resposta, acho melhor eu partir para um netbook então.

  12. Tiago 29 de Setembro de 2011 at 8:28 - Reply

    Bom dia

    Pesquisei outros tablets e encontrei preços que me atrairam (Até R$400,00). Quero poder acessar internet wi-fi sem grandes problemas e visualizar/ criar/ editar arquivos do MS office com facilidade. O que me recomenda? Outra dúvida também é em relação aos teclados adaptáveis. Encontrei alguns no site do mercado livre, é melhor eu adquirir um tablet nestas configurações que oferecem e comprar o kit com teclado ou o netbook que custe em torno de R$500,00?

    • Hugo 29 de Setembro de 2011 at 10:29 - Reply

      Olá Tiago. Pelas informações que me deu, acho melhor partir pro Netbook mesmo. Os tablets são muito bons em visualizar arquivos office, editar até que dá pra fazer, mas criar um arquivo novo no tablet é um saco. Esses teclados que vem numa pastinha de couro são bem ruinzinhos, as teclas sao de silicone bem molinhas e não são confortáveis pra digitar não. Caso vc tenha um notebook em casa pra realizar os trabalhos mais pesados, e deseje apenas um dispositivo para ter praticidade no dia a dia, aí sim eu aconselho o tablet.

      • Tiago 29 de Setembro de 2011 at 15:41 - Reply

        Pois é, eu tenho um computador em casa, o tablet era somente para anotar notas de matérias dadas em sala de aula, acompanhar os slides dos professores e copiar as dicas, acessar os e-mails (que no meu caso minha turma tem um mail próprio onde os professores enviam o material dado em sala). Para esse tipo de coisa que eu precisava.

        • Hugo 29 de Setembro de 2011 at 19:34 - Reply

          Parcero, se você tem essa consciencia acho que tablet seria uma ótima pra vc. O problema são aqueles que acham que vão pegar o tablet e digitar um trabalho de 15 paginas nele. Entendeu?

  13. AP 2 de Outubro de 2011 at 9:19 - Reply

    Por favor tenho muitas dúvidas …. se bem que vc esclareceu muitas.

    Estou qse certa de comprar um igual ao seu ….

    MAS,

    1 – qual a especificação certa …pq aparecem vários tipos Samsung Tab …. o que ?

    2 – Gostaria de saber se vc vê algo que pudesse favorecer o uso do modelo novo " S G70" .

    Sou mt leiga …desculpa.

    • Hugo 2 de Outubro de 2011 at 10:28 - Reply

      Olá. O meu Aparelho é o Samsung Galaxy Tab 7'' modelo GT-P1000. O GT-P1000 é o galaxy tab com 3G e TV digital, o GT-P1010 é o galaxy tab só com wi-fi. Esse modelo S G70 é um aparelho estranho, meio que smartphone meio tablet, tem só 5''. Eu não gosto de telas tão pequenas não, pelo menos pra tablet.

  14. AP 2 de Outubro de 2011 at 10:02 - Reply

    Seria esse ,,,,
    http://tablets.pontofrio.com.br/Tablet-Samsung-Ga

    Fico em dúvida sobre um tablet e um netbook

    Preciso de realizar meus trab da facul (já li que o tablet não é indicado …. rs)

    Internet será essencial, vídeos, fotos.

    Até vi que existem aplicativos para a área de saúde, demonstração do funcionamento do corpo para até mesmo os pacientes (Esse acho que é disponível somente para Iphone, que não dá$$$)

    Ainda sim … estou pensando no tablet, mas … já que estou aqui, para o que vc faz, qual seria o Netbook ideal ….

    Não tenho quem me ajude … só vcs aqui …

    Hugo …ilumina … quem puder adiciona idéia !!! rs

    • Hugo 2 de Outubro de 2011 at 10:34 - Reply

      Então… É esse mesmo, mas vc consegue achar por aí por uns 1300 reais viu!? De tudo que vc falou, só me preocupo com a parte dos trabalhos. Se você tiver um PC ou notebook em casa pra poder digitar seus trabalhos, um tablet fica tranquilo pra vc, pois ele consegue editar, visualizar, etc, então dá pra fazer correções de última hora e talz. Mas digitar um trabalho inteiro ainda acho meio desagradável, mesmo com um teclado externo (por causa da tela). Caso desista de comprar um tablet, basta escolher um netbook que tenha pelo menos 2Gb de ram, não opte pelos que tem 1Gb de ram que limitam um pouco o netbook. De qualquer forma, vou fazer uma sugestão. Já que está disposta a comprar um tablet top de +- 1200-1300 reais, pq não compra um netbook que está na faixa de 699 reais e compra um tablet, talvez o W7 Dreambook pra ganhar praticidade? Só sugerindo… ;) Ah, dá uma olhada no Asus Transformer tb, vai que te agrada…

      • AP 2 de Outubro de 2011 at 11:39 - Reply

        VOU PROCURAR TODOS ESSES !!!

        Tenho em casa um Pc, porém, como ando de metrô e bus, e tentando otimizar a faculdade, pensei nessa alternativa … além de prática é mais segura (volume na bolsa)… rs

        Muito obrigada de verdade !!!

  15. Hao 5 de Outubro de 2011 at 6:45 - Reply

    Bom dia Hugo

    Primeiro parabens a todos o mundo dos tablets é simplismente fantastico

    Preciso de uma ajuda, sou estudante universitario e gostaria de um tablet para visualizar livros e apostilas em pdf, e editar um ou outro arquivo do office.

    Me interessei muito pelo coby kyros 7022 por ter a tela capacitivae um preço não muito alto, porem vi em muitos lugares que ele não possui acesso a android market e gostaria de saber se isso atrapalha muito…

    você poderia me indicar algum tablet???

    desde já agradeço

    flws

    ^^

    • Hugo 5 de Outubro de 2011 at 8:43 - Reply

      Olá Hao, na verdade os tablets da Coby não vem com Market de fábrica, mas é possível fazer uma gambiarra pra instalar o Android Market nele. Na verdade, existem alguns substitutos que funcionam até bem, porém tem uma lista de programas menor, como o Aptoide. Eu na verdade não gosto muito da marca Coby, por isso te aconselho a dar uma olhada no W7 Dreambook, ou quem sabe no Flytouch 3 ou 4. Suas necessidades são básicas, então praticamente qq um irá te atender bem, porém tenha em mente que comprando esses dispositivos de baixo custo vc terá problemas com compatibilidade de aplicativos e bateria.

      • Hao 5 de Outubro de 2011 at 9:21 - Reply

        Então Hugo, por enquanto estou procurando um tablet bem basico para ver se realmente gosto do produto,pretendo depois procurar um dos top….e embora eu saiba que é errado comparar gostaria de ver se um tablet realmente me agrada…(e convenhamos que gastar mais de R$1000,00 para não gostar do produto não da….)

        Falando nisso eu gostaria de saber quais são os principais tablets com android acima de 3.0 (alem do xoom e galaxy 10.1")

        sera que vc podem fazer uma listinha com os preços…

        e mais uma vez muito obrigado

        • Hugo 5 de Outubro de 2011 at 9:26 - Reply

          Ixa, por menos de 1000 reais, com Honeycomb e tela de 10.1 não conheço não… a não ser que vc tente importar, no exterior tem acer iconia a500 por 399 dolares, tem htc flyer (acho que nao tem honeycomb) por 299 dolares… Talvez alguem mais te indica algum que me passou despercebido.

          • Hao 5 de Outubro de 2011 at 9:50 -

            Desculpa Hugo mas aco que me expressei mau…

            Em algumas poucas pesquisas eu realmente percebi que um tablet com honeycomb tem um valor elevado, mas se eu realmente gostar da experiencia de usar um tablet eu não me importo em pagar um pouco mais…

            o que eu queria era ter uma ideia dos modelos que possuem o android acima de 3.0 e o valor deles….

          • Hugo 5 de Outubro de 2011 at 13:37 -

            Eu entendi e concordo plenamente com vc Hao. O problema é que infelizmente os mais baratos rodam Android Froyo (2.2) ou Gingerbread (2.3). :(

  16. Franklin 5 de Outubro de 2011 at 15:26 - Reply

    Cara,parabens pelo artigo.Iria fazer um semelhante mas prefiri edperar comprar o tablet para dar o veredito,coisa que voce fez muito bem!

    Ainda estou pensando,o tablet tem muitas litações e a principal é a memoria de até 64GB.Mas vou pensar bem até decidir!

  17. Flávio M. 5 de Outubro de 2011 at 19:16 - Reply

    Os tablets me aminaram muito no processamento e, principalmente, na duração da bateria. Mas meu ainda acho que eu não compraria um tablet, sou diretamente ligado a alto-processamento, por isso ainda uso meu notebook, ele é básico (para os dias atuais), tem processador Core i3 350M e 2gb RAM DDR3, mas o que realmente uso nele é o HD ele tem 500gb (está quase na metade, e não tem 1 ano de uso). E tbm o que eu acho realmente importante é o conforto ao trabalhar nele (o teclado é insuperável nesse quesito), a tela de 14" tenho uma ampla visão no que estou trabalhando, gosto de jogar nele tbm (não tem tanta mordomia na GPU mas mas jogo bastante nele), eu uso ele quase como um desktop, fica por dias ligado na tomada sem reiniciar, mas se uso fora da tomada ele fica na media 4h, isso só trabalhando com texto e a WIFI fica desligada, se eu usar o processamento máximo nele eu acabo com a bateria em menos de uma hora! Faço Downloads constantemente e eventualmente uso programas mais complexos, mas de uns meses pra cá apenas estava utilizando editor de texto mesmo, por isso veio na minha cabeça a possibilidade de um Tablet.

    Queria saber se o teclado e o mouse se torna totalmente aplicavel para tablet, se tem bons programas de edições de foto/videio/musica, bom gerenciador de download (utorrent, bittorrent, freedownload…), emuladores (de todo tipo, para usar inclusive programas do windows, assim como faço no Ubuntu), poder usar o USB livremente para transferir arquivos, inclusive para celulares. Deixa ele como um notebook mesmo, so que com longa duração de bateria. hehehe

    Se alguem puder responder nem que seja algumas de minhas duvidas fico feliz.

    • Hugo 5 de Outubro de 2011 at 21:12 - Reply

      Como eu já respondi pra outros Flávio, o tablet eh uma ótima estação móvel de trabalho, por isso é indicado pra quem tem um PC ou Notebook pra auxiliar. Alguns poucos tablets tem suporte a mouse. como o Acer iconia A500, teclado quase todos tem como acessório. Programas de edição no Android ainda são fracos, principalmente de video. Existem gerenciadores de download sim, alguns emuladores, de programas de windows nunca ouvi falar. Essa questão do USB eh complicada, a função do USB dos tablets é realmente muito limitada. Tudo isso considerando apenas Android. Acho que se você quer tudo isso num tablet mesmo, é melhor nem arriscar… :P

      • Phrenetico 6 de Outubro de 2011 at 9:11 - Reply

        Eh como eu sempre falo com a galera neh brother! Um tablet eh grande de mas para ser um SmartPhone e fraco de mais para ser um Notebook.
        Os tablets são intermediarios, não substitutos. Ainda falta um longo percurso para os tablets serem o principal "Personal Computer".

  18. Freitas 6 de Outubro de 2011 at 6:20 - Reply

    Por favor gostaria de sua ajuda, estou com viajem marcada para USA, pretendo comprar um tablet(tela grande) naquele pais, qual é o melhor ? e com mais recursos disponivel atualmente, necessito acessar a internet (pesquisas),email, editor de texto/planilha, filmes, musicas e etc, e possivel comunicação com PC ?, agradeço se poder ajudar.

    • Phrenetico 6 de Outubro de 2011 at 9:22 - Reply

      Olá Freitas!
      Recomendaria 2 aparelhos, os melhores na minha opinão.
      Primeiro o Samsung Galaxy Tab 10.1 que eh atualmente o melhor tablet do mercado, vem com o sistema Android 3.1.
      Segundo o iPad2 que dispensa apresentações, atualmente o melhor custoXbeneficio do mercado, com milhares de aplicativos disponiveis na AppStore, roda com o sistema da Apple o iOS.

      Ai fica seu criterio de qual escolher, um android ou um iPad, ambos são excelentes escolhas.

  19. AP 7 de Outubro de 2011 at 9:33 - Reply

    Hugo … Vc conhece o teclado Bluetooth em case de couro, para o Galaxy Tab ???

    Queria uma opinião sua. Obrigada!

    http://www.tecnologiadebolsa.com/2011/01/teclado-

    • Hugo 7 de Outubro de 2011 at 11:12 - Reply

      Cara, já vi ele sim. Eu particularmente não gostei pq as teclas do teclado são de um tipo de silicone, muito moles… E não tem proteção dessas teclas no contato com a tela do tablet, entao Quando fechar as teclas ficam pegando na tela do tablet, acho que iria marcar. Te aconselho a comprar o teclado original mesmo cara. Já vi ele por 199 reais.

  20. AP 7 de Outubro de 2011 at 14:14 - Reply

    Carioca ? … tb sou …rs

    Comprei o Samsung Tab 3G, agora, nem sei por onde começar.

    * Pode usar HD externo?

    * O teclado blu.. é comum ou próprio para tab ?

    Deve chegar daqui a uns 3 dias …

    Ansiosa Demais !!!

    Obrigada Hugo.

    • Hugo 9 de Outubro de 2011 at 23:01 - Reply

      Mineiro hehehe… ;) Até onde eu sei, o Gtab 7'' nao aceita HD externo não, mas tb nunca comprei o adaptador de USB femea pra testar. O teclado não deixa de ser comum, só é um pouco menor pra ser pratico como o tablet. Qq coisa estamos por aqui…

  21. AP 8 de Outubro de 2011 at 13:38 - Reply

    Consigo imprimir algo, se tiver uma impressora wireless ?

    • Hugo 9 de Outubro de 2011 at 23:13 - Reply

      Existem aplicativos sim para essa função, apesar que não tive a oportunidade de testar pela falta da impressora wireless. O Gtab 7'' funciona como um roteador wi-fi então é muito fácil conectar uma impressora nele. Já vi aplicativos específicos para impressoras HP e Epson, talvez haja outros.

    • Phrenetico 13 de Outubro de 2011 at 16:32 - Reply

      Os tablets com os da Apple oferecem aplicativos proprios para essas funções, os da android eu ainda naum testei….

  22. YUMI 10 de Outubro de 2011 at 6:57 - Reply

    Olá, você acha mais vantagem comprar o Galaxy tab 10.1 aqui no Brasil ou no EUA?

    • Hugo 10 de Outubro de 2011 at 10:15 - Reply

      Olá Yumi, pergunta difícil. Se você tem um bom esquema pra comprar lá fora pra você, eu diria que é bem mais vantajoso comprar por lá. O Galaxy Tab 10.1 sai lá fora por cerca de 499 dólares, ou cerca de 1000 reais. Aqui ele tá saindo por 2000 reais +-, então rola demais.

    • Phrenetico 13 de Outubro de 2011 at 16:27 - Reply

      Isso vai depender se vc vai conseguir trazer sem pagar os tribultos da Alfãndega…. se for trazer sem pagar os impostos de importação sempre vai ser um bom negocio.

  23. LuckStrike 12 de Outubro de 2011 at 15:40 - Reply

    Minha mulher comprou um iPad2. Impressiona logo de cara, mas por causa da guerrinha Apple x Adobe o iOS são dá suporte ao flash. Conclusão: ela quer colocar fotos no Facebook e só consegue fazendo pelo notebook. Esse semana saiu a versão do Facebook para o iPad, mas continua na mesma, não dá para postar fotos pelo app oficial do Facebook. Alguém saberia como fazer isso? De repente tem que mexer em alguma configuração e eu não estou sabendo fazer.

    Obrigado.

    • Phrenetico 13 de Outubro de 2011 at 15:20 - Reply

      Olá LuckStrike!
      O novo App do facebook para iPad adciona perfeitamente fotos no perfil, vcs que não devem ter notado um "+" no canto superior direito, quando se entra no menu de fotos. depois de clicar (ou tocar) vão aparecer algumas opções: TIRAR FOTO e ESCOLHER NA BIBLIOTECA; a vc escolher a que melhor te atender ^^

  24. AP 12 de Outubro de 2011 at 17:01 - Reply

    Mineiro falando CARA, PARCERO ahahahaha

    Bem vamos a minha nova dúvida … Meu Tab chegou, coloquei o 3G (Tim) e nada. A Tim falou que está sem rede.

    Mas desconfio que mexi em algo que desconectei ou não conectei o que devia.

    Help!!!!!!!!!

    Só leio aqueles livros da estante … rs

    quero comprar meus ebooks da área de saúde, passar meus trabalhos e resumos, …. e tô sem acesso.

    Snifff…. Buáaaaa

    No dia da criança tenho um brinquedo e não posso brincar com ele, é essa a sensação.

    Tipo… vc ganhou aquele carro de controle remoto e seu tio chato não levou as pilhas e nem sabe ligar.

    • Hugo 12 de Outubro de 2011 at 18:13 - Reply

      Bom, eu uso um chip da TIM (TIM-MG) no meu e tah funcionando. Vc vai clicar com o botao menu, e ir em configurações, depois em redes sem fio e depois em redes móveis. Por último clica em APN (ou nomes de pontos de acesso, é que cada versão do android tem um nome e eu to com preguiça de ligar meu Gtab). Agora, era pra aparecer os APNs da TIM, se não tiver nada vc precisa adicionar. Essas configurações estão facilmente disponíveis na internet, e mesmo que estejam no seu GTab, vc pode conferir com essas da internet. Normalmente quando vc nao tem APN configurado, não aparece aquelas setinhas com um "H" na barra de cima (que significa conexão 3G). Depois vc vai voltar pra área de trabalho, vai clicar no botao de menu, vai em configurações de novo e clica dessa vez em contas. Agora vc confere se a opção de dados em segundo plano está marcada. Bom, é isso que posso ajudar. Talvez seja a rede da TIM RJ q esteja fora do ar mesmo…

    • Phrenetico 13 de Outubro de 2011 at 15:14 - Reply

      Mineiro fala "Uai" "Sô" e "Trem", mas tb temos outras palavras em nosso vocabulário ;p rssss

      Tente restaurar as configurações para o padrão, se não funcionar pode ser realmente um problema na Tim…..
      recomendo o site <a href="http://www.iosbooks.com.br” target=”_blank”>www.iosbooks.com.br lá vc encontra diversos ebooks para baixar gratuitamente

      • AP 21 de Outubro de 2011 at 10:42 - Reply

        Obrigada …..

        Consegui em seguida !!!

        Qto ao vocabulário … vcs são qse cariocas !!! rs

        (espero que gostem do RJ… rs)

  25. Janaina Bastos 12 de Outubro de 2011 at 21:36 - Reply

    Parabéns pelo site. Utilidade pública de primeira linha. Recomendadíssimo.

    Me diga o que acha comparando um coby kyros 1024 e um epad flytoch 3 de 10". Qual você considera melhor.

    Estava quase fechando uma compra do segundo e vi seu site. Que alívio.

    Sabe se consigo baixa o go to para editar texto no epad? Ele vem com android market ou similar?

    Quero usa-lo como estação de trabalho móvel como falou, eventualmente digitando textos de uma ou duas páginas e encaminhando por email enquanto estou na rua. Será que terei dificuldades?

    O GPS do epad é bom? funciona sem internet somente via satélite?

    Parabéns novamente. Obrigada pela ajuda.

    • Phrenetico 13 de Outubro de 2011 at 15:03 - Reply

      Olá Janaina!
      Analizei suas perguntas e não tenho boas noticias…
      Nem o Coby nem o Flytouch vão te ser uteis, ambos tem problemas com apps da Android Market, nem todos os aplicativos funcionam. Esses dispositivos são péssimos para digitar, na verdade os tables não são ferramentas boas para isso… eu te recomendaria um Asus Transformer com um Dock teclado, ele te da maior altonomia de bateria e resolveria todos os outros problemas, esse eh um excelente tablet, segue o link do fabricante http://br.asus.com/Eee/Eee_Pad/Eee_Pad_Transforme

  26. AP 13 de Outubro de 2011 at 10:32 - Reply

    Era a Tim msm …rs

    Muito obrigada !!!

    Estou amando me Gtab (q lindo!)

    Já add os apps, só não peguei o tapatalk ainda …

    Achei o da impressora …

    Na Saraiva encontrei uma com eprint 340,00.

    A minha da Samsung surtou … era uma multifuncional laser sem eprint.

    Agora vou começar a passar dados do PC para ele.

    O que vc colocou de antivírus Mestre ?

    • Hugo 13 de Outubro de 2011 at 10:40 - Reply

      Eu uso o Dr. Web Antivirus no meu, ele é muito bom pois tem bloqueio de chamadas junto. Eu tenho um blog com dicas de aplicativos, mas está fora do ar no momento. Depois dá faz uma visita: http://www.robozinho.com.br.

  27. AP 13 de Outubro de 2011 at 10:38 - Reply

    Estou tentando tirar meu acesso do face e do email … estão conectados direto !!! E meu cartão tb … qq coisa que aparece de compra já tem ele gravado … isso vai acabar com meu sono hj. Meu GTab quer me deixar pobre ????

    O mais engraçado …

    Achei até um app de sons cardíacos …. rs

    Meu dia da criança foi MT feliz !!! rsrsrsrsrsrsrs

    • Hugo 13 de Outubro de 2011 at 10:54 - Reply

      Nossa, isso é um saco mesmo. Vc vai pegar os macetes. Vc pode inserir na area de trabalho um widget chamado "controle de energia". É uma série de botões, um deles desliga a internet, e outro desliga as "atualizações". Isso diminui bem o consumo de dados, pois vc pode ligar só quando precisar (e o consumo da bateria também!). Agora para impedir alguns programas de rodar automaticamente, como o FB, tem que fazer o "root" do aparelho, que é um processo meio complicado e perde a garantia tb.

  28. Luck Strike 13 de Outubro de 2011 at 13:47 - Reply

    Eu deixei um comentário e voltei agora pra ver se tinha alguma resposta e não o estou achando. Ele foi transferido para outro lugar?

    • Murta 13 de Outubro de 2011 at 13:50 - Reply

      Olá Luck, estamos trocando os servidores do Mundo dos Tablets, perdemos alguns comentários que foram feitos muito recentemente… por favor repita sua pergunta ^^

    • Hugo 13 de Outubro de 2011 at 14:49 - Reply

      Seu comentário tá aqui, é que eu não saco nada de Ipad, então to esperando alguém aqui que saiba algo pra te responder… :(

  29. AP 13 de Outubro de 2011 at 20:45 - Reply

    Eu consegui parar o FB em conectividade … Qdo quero reabilito.

    Agora … meu dado do cartão … missão pro final de semana….rs

    Vou mexer na bateria sim … achei que foi rápido demais hj.

    Eu aceitei umas atualizações automáticas …rs

    Olha vou aprendendo aqui … mas não some naum HUGO … Pq sei que vou "gritar por Help" mais cedo ou mais tarde….rsrsrsrs

    Muito Obrigada por tudo !!! rs

    • Hugo 13 de Outubro de 2011 at 20:57 - Reply

      Sem problemas! E olha, meu blog voltou ao ar: http://www.robozinho.com.br

      • AP 14 de Outubro de 2011 at 8:27 - Reply

        Tô lá … A única que não é nerd …rs

        • Hugo 14 de Outubro de 2011 at 10:15 - Reply

          Se soubesse o qto eu não sou nerd hahahaah ;)

          • AP 21 de Outubro de 2011 at 11:01 -

            Sei disso ….

            O que seria do mundo se não fossem os nerds !!!

            Graças a Deus existem hahaha … estaria mais enrolada (do que estou agora) …rs

      • Phrenetico 14 de Outubro de 2011 at 9:19 - Reply

        Robozinho na area de novo! YYEEEAHHH!!!

        • Hugo 14 de Outubro de 2011 at 10:12 - Reply

          :D Alguns detalhes pendentes, mas vamo lá! ;)

  30. Roberto Issao 14 de Outubro de 2011 at 18:33 - Reply

    Me interessei muito pelos tablets, porém tenho uma dúvida que vc talvez possa sanar:

    Utilizo muito o Excel (for windows) e na maioria das minhas planilhas faço uso da função "Validação dos dados a partir de uma lista", função que facilita muito quando se usa o sistema touchscreen.

    Gostaria de saber se é possível utilizar esta função no tablet ou, se algum software emula essa função no android….

    Agradeço se conseguir sanar esta dúvida.

    Obrigado.

    • Hugo 14 de Outubro de 2011 at 19:27 - Reply

      Caro Roberto, vou dar uma verificada no meu tablet e te dou uma resposta, pois só uso funções básicas como soma, média, etc. Infelizmente, no meu tablet só tenho agora o Thinkfree, o documents to go e o picsel smart office instalados, então a minha resposta não será definitiva pois existem outros offices para tablets por aih. Uma boa também seria o Phrenético dar uma olhada no Ipad pra vc, pois eu nao tenho. ;)

    • Hugo 15 de Outubro de 2011 at 8:59 - Reply

      Olá novamente Roberto, dei uma olhada aqui nos 3 offices que eu tenho, porém tem muitas funções neles, e eu não conheço essa função que vc referiu. Se puder me dar o nome dela em ingles e a sigla eu procuro de novo.

  31. AP 15 de Outubro de 2011 at 17:15 - Reply

    Parabéns Hugo !!!

    Dia do Mestre !!! rs

    • Hugo 16 de Outubro de 2011 at 8:50 - Reply

      Obrigado! E vc esqueceu de me falar o nome do aplicativo de sons cardíacos! :P

      • AP 21 de Outubro de 2011 at 10:38 - Reply

        Hugo tenho vários de medicina …

        Esse é "Ausculta Cardíaca".

        Para quem precisa treinar audição será ótimo !!! rs

        tem alguns relacionados a anatomia legais tb, tem até de histologia …rs

        • Hugo 21 de Outubro de 2011 at 23:00 - Reply

          Eu tenho dois "atlas" de anatomia, caso se interesse… ;)

  32. Pio Hamilton 17 de Outubro de 2011 at 17:16 - Reply

    Cara meus parabens, muito elucidativo seu post, e parabens por compartilhar suas experiencias.

    Acabo de tomar a decisão pelo Galax 1010 e preciso de mobilidade, pois net tem se tornado pesado, todos os dias, fora equipamento.

    viva a Tecnologia!!!!!

    • Hugo 17 de Outubro de 2011 at 18:22 - Reply

      É isso aí Hamilton, bem vindo a turma! ;)

  33. Daniel 18 de Outubro de 2011 at 17:36 - Reply

    "imbasados"….kkkkkkk

    vc é professor de qual faculdade???

    O Brasil tá perdido mesmo….

    • Hugo 18 de Outubro de 2011 at 18:36 - Reply

      O correto é "embasados", obrigado pela sua boa vontade em apontar um erro. O Brasil está mesmo perdido sem pessoas com essa vontade de ajudar.

    • Phrenetico 19 de Outubro de 2011 at 7:57 - Reply

      Olá Daniel!
      Seus comentarios são sempre bem vindos, mas procure não faltar com respeito aos demais, errar é aceitavel a todos, inclusive você! O Hugo está de parabéns pelo artigo, um erro deste nunca iria tirar o mérito desse Professor.

    • AP 21 de Outubro de 2011 at 10:50 - Reply

      Comentário desnecessário e o pior … entra aqui para esclarecer dúvidas …. Que contraditório !

      • Daniel 21 de Outubro de 2011 at 15:01 - Reply

        Meu caro, não sou obrigado a ser um perito em tecnologia. Além disso, acredito que quando você publica um artigo, deve ser cauteloso e detalhista em relação às normas gramaticais. Li vários artigos deste site, foram bastante úteis, mas permanece a minha crítica: existem muitos erros absurdos!! Em outro artigo tinha um “abilite”…sem o “h”. Se continuarmos assim, daqui alguns anos seremos um bando de analfabetos, sem cultura, sem língua, sem discernimento…apenas meros escravos seguidores dos ideais de Steve Jobs e cia…

        • AP 21 de Outubro de 2011 at 13:12 - Reply

          Na verdade você não é obrigado a nada, tão pouco ser perito em alguma coisa.

          Concordo quando você diz que se deve ser cauteloso ao publicar um artigo e só.

          Porém, achei completamente desnecessária, grosseira e desrespeitosa sua forma de se expressar com deboche sobre a profissão do Hugo. Sim ele é professor e responde sem demora ( igual uma máquina ) todas as dúvidas relevantes (ou não) dos seguidores dele.

          Se como você menciona, que alguns artigos foram válidos para você, porque não agir com educação e gratidão também? Afinal, você adquiriu conhecimentos aqui, neste e em outros artigos. Poderia ter enviado um email, solicitando a possível correção. Mas não, preferiu ser engraçado!

          “Se continuarmos assim, daqui alguns anos seremos um bando de analfabetos, sem cultura, sem língua, sem discernimento…” Meu Deus, que exagero!!! Isso tudo é por sua conta, inclusive a parte do discernimento! Que não percebeu que aqui é um site descontraído e não de educação a distância.

          Você só não merecerá uma Estrelinha Dourada, porque além da Educação, também não é bom em pontuação e Editoração de Textos.

          Outra coisa, dou por encerrada minha participação nesse assunto, porque não gosto de “barraco on line” e tão pouco de aparecer. Isso não me acrescentará em nada. Odeio 5 minutos de fama!

          • AP 21 de Outubro de 2011 at 13:15 -

            Uma observação apenas …

            Meu caro ? nem nos conhecemos para haver esse tratamento.

            Obrigada!

  34. Daniel 21 de Outubro de 2011 at 17:53 - Reply

    Ok jovem. Vou respeitar seu pensamento. Mas daqui uns anos talvez o reflexo disso seja mais evidente e você perceba o que estou querendo dizer. Sem ressentimentos.

    E…sobre minha capacidade de escrever…prefiro poupar os comentários.

    Boa sorte!

  35. Renan 22 de Outubro de 2011 at 21:50 - Reply

    Estou na dúvida cruel de comprar ou não comprar um tablet. Definitivamente eu preciso de algo que me auxilie nas atividades tanto da Faculdade quanto no meu trabalho, pois trabalho com Design e preciso apresentar provas para os clientes, acredito que um tablet me ajudaria muito. Já estava decido a comprar um notebook, porem conheci o mundo dos tablets e estou mais perdido que cego em tiroteio… Bom se for comprar, já decidi qual será, Samsung Galaxy p7500 10.1 com 3g. Me da uma forcinha ai Hugo… Valeu cara, ótimo artigo!!!

    • Hugo 22 de Outubro de 2011 at 22:50 - Reply

      Olá Renan. Bom, eu não sou muito da área de design, mas se "provas" for mostrar a arte para os clientes, acho que vai dar certo. Mas lembre-se que nenhum dos sistemas de tablets atuais possuem bons aplicativos de design, a adobe está para lançar um pacote feito para tablets mas nada de nada parecido com Corel Draw. Se seu plano for trabalhar com um desktop, salvar a arte em um formato comum e usar o tablet pra mostrar pros clientes, acho que fica show. ;)

    • Phrenetico 24 de Outubro de 2011 at 9:01 - Reply

      Olá Renan!
      Sou Designer e te digo, nenhum tablet tem bons app para essa função, mas são otimos para apresentar projetos, existem até algums app que visualizam .PSD, mas nada de mais (eh melhor um JPG que é mais rapido pra carregar).
      Como vc não especificou em qual area de design vc atua, recomendo avaliar se pode acontecer de fazer alguma alteração no projeto durante a apresentação (q provavelmente não vai ser possivel no tablet) ou se esse projeto requer visualização em 3D como o AutoCad ou 3DStudio (que mais uma vez torna o tablet inviavel).
      Fale mais do seu tipo de uso que eu posso te ajudar melhor em como escolher um tablet que realmente vai te ajudar, ou se vai ser melhor um notebook.

  36. Celli 24 de Outubro de 2011 at 6:21 - Reply

    Olá!! Socorro, preciso de ajuda!! Comprei a poucos dias o Tablet Samsung Galaxy P1000. Consigo assistir apenas alguns vídeos e notícias, You tube roda perfeitamente. Porém não consigo fazer rodar nenhum filme, nem vídeos de notícias como no UOL, por exemplo. Descobri recentemente um site com várias séries que adoro e nada roda.Alguém sabe como posso fazer para resolver este problema? No atendimento da Samsung ninguém sabe esclarecer. Obrigada!!

    • Hugo 24 de Outubro de 2011 at 6:48 - Reply

      Olá Celli, para rodar vídeos eu te aconselho baixar o aplicativo MoboPlayer direto do Android Market, ele é capaz de reproduzir quase todos formatos de videos, inclusive com legendas. Quanto ao UOL não sei pois não utilizo. :S

  37. Renan 24 de Outubro de 2011 at 9:47 - Reply

    Opa…Phrenetico, trabalho com gráfica e o formato usado seria mesmo o jpeg, e não preciso fazer nenhuma alteração durante a apresentação. Claro que penso pricipalmente no que o tablet pode me proporcionar em questão do lazer e praticidade, mas não quero gastar quase 2 mil reais em apenas brincadeiras, quero tentar aproximar o maximo possível para o meu dia-a-dia, tanto no trabalho quanto na faculdade, onde vejo mts textos tanto em word, psd, pp e muitas planilhas em excel.

    Valeu…

    • Renan 24 de Outubro de 2011 at 11:15 - Reply

      corrigindo, não é psd e sim pdf!

      valeuu

    • Phrenetico 24 de Outubro de 2011 at 11:46 - Reply

      seguinte brother!
      Seu tipo de uso na verdade é bem basico, seria visualizar imagens e documentos do Office, pra isso realmente não precisa de um tablet top de linha, te recomendaria 2 tablets o Coby Kyros MID1024 com tela capacitiva de 10 polegadas e que custa em media R$650, ou o Samsung Galaxy Tab P1010 com tela de 7 polegadas e custando apartir de R$900 na internet.
      O modelo da Samsung é melhor sem duvida, mas tem tela de apenas 7", Mas vale o investimento.

      • Renan 24 de Outubro de 2011 at 12:02 - Reply

        Certo, mas já que fiquei entre um note e um tablet, eu preferi logo pesquiser por um top de linha … Eu vi muito a respeito do P1000, pois quero um que tenha 3G… Bom, vou pensar mais….valeu

        • Phrenetico 24 de Outubro de 2011 at 12:10 - Reply

          AAHHHH!!!! achei que vc queria um tablet mais em conta! Maus aê!
          Como estamos falando de tablets top de linha, recomendo o iPad2 sem duvida, ele tem muito mais aplicativos voltados para design, incluindo os da propria Adobe com integração com o Photoshop, entre outros aplicativos de outras empresas que exploram bem essa area.
          Sem falar que em breve a Adobe vai lançar uma serie de app voltados para suprir essa deficiencia na area de desing que existem no tablets.

          Tenho um iPad2 e é sensacional, vai por mim, essa é no momento a melhor opção para um designer.

          • Renan 24 de Outubro de 2011 at 13:55 -

            Ahhh.. eu vi muita coisas sobre o Ipad, e com certeza o desempenho e apps do ipad é inquestionavél, porem vi no tablet da Samsung um coisa que eu poderia personalizar, ou seja deixar com o meu jeito, não sei se isso é possível no Tablet da Apple. Mas o que você me diz sobre a guerra Apple vs Adobe, mesmo assim ainda serão lançados apps para Desgn e já que vou falou que também trabalha com isso, que tipos de trabalhos você consegue executar no seu tablet???

          • Phrenetico 25 de Outubro de 2011 at 16:49 -

            A guerra da Adobe com a Apple so envolve o plug-in do flash, pois a empresa da maça afirma que esse plug-in deixa o tablet vulneravel a erros e infecções de virus e malwares (oq é verdade).
            Sobre os tablets da Samsung (da ultima geração) realmente não se compara ao iPad, o Galaxy tab 10.1 por exemplo é sem igual no mercado. Mas a Apple ainda continua com o maior acervo de app do mercado, que faz toda diferença (pelomenos na minha opnião) na hora de escolher um tablet.
            Sobre trabalhar no tablet é um tanto complicado, se vc trabalha com internet, tipo rede sociais, blogs e afins é uma boa! (tipo como eu faço aqui no site), mas se for como design é uma bosta, não vale nada, todos os app voltados para essa area são uma porcaria, até o melhor deles o SketchBook Pro não é grandes coisas (veja o video aqui), pois esse app é voltado para desenhos artiticos apenas.

  38. Celli 24 de Outubro de 2011 at 10:47 - Reply

    Hugo, boa tarde !!

    Agradeço sua resposta.

    Vou baixar novamente este aplicativo, já tentei anteriormente e não adiantou. Sou completamente leiga no assunto, é só baixar, não precisa fazer mais nada? hahaha!!

    Queria saber se alguém aqui tem esse aparelho e se consegue ver os vídeos. Se existe um modo de resolver esse problema ou se realmente este modelo não reproduz vídeos.

    Não achei minha pergunta nem sua resposta no site, por esse motivo copiei abaixo.

    obrigada !!

    Celli

    Olá!! Socorro, preciso de ajuda!! Comprei a poucos dias o Tablet Samsung Galaxy P1000. Consigo assistir apenas alguns vídeos e notícias, You tube roda perfeitamente. Porém não consigo fazer rodar nenhum filme, nem vídeos de notícias como no UOL, por exemplo. Descobri recentemente um site com várias séries que adoro e nada roda.Alguém sabe como posso fazer para resolver este problema? No atendimento da Samsung ninguém sabe esclarecer. Obrigada!!

    Celli —— 2011-10-24 09:21:51

    Aqui está a resposta:

    Olá Celli, para rodar vídeos eu te aconselho baixar o aplicativo MoboPlayer direto do Android Market, ele é capaz de reproduzir quase todos formatos de videos, inclusive com legendas. Quanto ao UOL não sei pois não utilizo. :S

    Hugo —— 2011-10-24 09:48:36

    • Hugo 24 de Outubro de 2011 at 12:21 - Reply

      Sim Celli, basta instalar o player. O próprio Android já tem suporte nativo a esses formatos de vídeos. Eu mesmo tenho um P1000 e uso o MoboPlayer pra ver meus vídeos normalmente. Se você instalar ele e ainda assim não funcionar, tente instalar o Summer Player. Se não der também, aí eu te recomendo dar um Hard Reset, que reinicia seu dispositivo como se tivesse acabado de sair da fábrica.

  39. Caipira Pedreira 24 de Outubro de 2011 at 13:20 - Reply

    Esta postagem me esclareceu algumas dúvidas, me motivando á mudar, fazendo há essas mudanças serem benéficas á mim.

    Quero fazer umas perguntas:

    Neste tablet da Marca Samsung de Modelo Galaxy, de qualquer série, ou um outro tablet robusto, que possa conecta-lo á uma rede local residencial, com a internet, através de um modem roteado sem fio.

    Será que o tablet Galaxy, ou um outro tablet robusto, terá como fazer pesados downloads e uploads?

    Um HD externo interligado á esse tablet Galaxy, ou em um outro tablet robusto, por uma porta de USB, para que funcione dentro da conexão de uma rede local, abastecendo-se da internet, ambos sem fio…

    Isso é possível?

    Também conectado á esse tablet Galaxy, ou á um outro tablet, robusto por uma porta USB, ao notebook da Sony (Do ano de 2010) e, separado ou junto, á um outro notebook antigo da Positivo (Do ano de 2008)…

    Daria para fazer?

    E conectando neste tablet Galaxy, ou um outro robusto tablet, em sua porta USB, para ser conectado em uma T.V. LCD, em sua conexão RCA AV, interligando-os por um cabo adaptador USB X RCA AV…

    Também teria como?

    Agradeço imensamente à salvadoras respostas dos amigos anônimos longínquos deste bálsamo site "Mundo Dos Tablet's" que certamente me ofertarão!

    Fiquem em Paz um aos outros e com Deus!!

    Força para viver!!

    Amem uns aos outros!!

    Preservem a Saúde para contemplarem a Vida!!

    Até a volta!

    Caipira Pedreira

    • Phrenetico 25 de Outubro de 2011 at 17:06 - Reply

      Nossa! fuquei impressionado, não somente com a quantidade de pergunta uma atraz da outra (rss), mas também com a forma explendida que encerrou seu comentario o/ muito bacana, ah! obrigado pelos elogios, nos do MDT somos apenas algumas pessoas que compartilham algumas informações que sabemos para mais ^^.
      Os tablets (isso falando de uma forma geral), podem ser conctado a qualquer rede sem fio (Wi-Fi), esse é um recurso padrão dos tablets.
      É possivel fazer UpLoad e Download de qualquer arquivo que caiba na memoria de armazenamento do aparelho.
      Os tablets normalmente não tem potencia para ligar um HD externo, mas aluns modelos (por incrivel que parece), mas se for por transferencia sem fio acredito que fucione normalmente (nunca testei essa possibilidade).
      Todos os tablets tem saida de dados, mais alguns precisam de adaptadores para se conectar ao um PC ou Notebook, mas de forma geral esse transferencia ocorre facilmente.
      A maioria dos tablets tem saida para TV, muitos já com mini-HMDI integrado, em realação a conexção RCA vc vai ter que pesquisar a disponibilidade dessa para o modelo do tablet em questão (os da samsung e iPad são bem acessiveis na internet).

      Bom, se intendi bem as perguntas acho que essas respostas podem te ajudar bastante, caso contrario sinta-se avontade para entrar em detalhes sobre sua duvida aqui mesmo no site, assim compartilhamos com todos o conhecimento.

  40. Celli 25 de Outubro de 2011 at 8:49 - Reply

    Hugo, bom dia!! Agradeço imensamente suas respostas. Não consegui baixar o summer flash! Não o localizo no market nem no baixaki. Estou com receio de resetar o tablet, vamos ver se consigo resolver de outra forma, caso contrário, irei faze-lo. Bom, aproveitando sua boa vontade: instalei o flash 11, o mobo, o V player e nada. Uso como navegador o que já vem instalado no P1000 e agora baixei o firefox e o Dolphin Browser HD. Nada adiantou. Não consigo ver os vídeos da rede globo e R7, por exemplo. You tube ok. Estou tentando abrir este link, de um site de séries: Video Link: http://www.videobb.com/video/RIYDD6xqHbii
    Nada !! Como te falei, não entendo nada, nada de informática, fico pesquisando aqui, fuçando ali. Vc consegue do seu P1000 abrir estes sites que citei? Pode por gentileza fazer um teste? Quando clico no Mobo ele diz que não há mídia no diretório, clique aqui para achar a mídia. Tenho que fazer algo?? Desculpe tantas dúvidas!! Obrigada !!

    • Hugo 26 de Outubro de 2011 at 7:36 - Reply

      Olá Celli. Bom, acho que tinha entendido errado sua pergunta, o MoboPlayer que eu indiquei era pra abrir videos diversos no proprio tablet, não videos em flash. Pelo que percebi o problema eh com videos em flash, então eu te aconselho a mudar de browser. Tenta o skyfire que tem flash embutido. Se não funcionar tente o Firefox ou Opera Mobile que são browsers mais avançados. Infelizmente estou temporariamente sem internet no meu tablet, então não tem como testar agora, mas assim que conseguir uma rede wireless eu tento pra você.

  41. Celli 26 de Outubro de 2011 at 6:57 - Reply

    Bom dia, enviei uma mensagem ontem, não sei se foi recebida, pois não aparece no site. Referente a filmes e vídeos que não consigo assistir no P1000. Obrigada

    • Hugo 26 de Outubro de 2011 at 7:36 - Reply

      Acabei de responder. :D

  42. Renan 26 de Outubro de 2011 at 6:58 - Reply

    Com certeza a Maçã tem muito mais aplicativos… eu tenho 2 desktop e 2 notebook em casa, pensei em adquirir outro note, mas to cansando de carregar coisas pesadas, só levo o notebook pra algum lugar se for extremamente necessário… e o que pega pra mim quanto o tablet é o fato da samsung me dar mais liberdade quanto a personalização!!!

    Valeu pela ajuda, cara!!! Agora vou atrás de preços…

    • Hugo 26 de Outubro de 2011 at 7:31 - Reply

      Isso é verdade, a Apple ganha fácil em número de aplicativos e qualidade deles tb. Porém o número de aplicativos Android tem aumentado geometricamente, apesar da qualidade ainda deixar a desejar um pouco.

  43. celli 26 de Outubro de 2011 at 15:31 - Reply

    Hugo, boa tarde. Agradeço imensamente seu retorno, pq essa questão está me fazendo perder o sono. Estou adorando o P1000, mas não conseguir assistir a vários vídeos me frustra, pq era o que eu mais queria com esta aquisição. Baixei os browsers que sugeriu, mas não adiantou. Quais vídeos vc consegue assistir? Conseguiu baixar filmes? em caso positivo, como? Quero saber a capacidade dele, pra de repente não ficar tentando o impossível, né? obrigada.

    • Hugo 26 de Outubro de 2011 at 17:45 - Reply

      Olá Celli. Eu baixo os filmes no meu notebook e passo para o Gtab. Consigo rodar sem nenhum problema videos avi, wmv, rmvb e flv. Os outros não uso muito, mas acredito que rode tb. O Youtube roda tranquilo tb, anuncios em flash rodam tanto no meu Boat Mini quanto no Opera Mobile, videos em flash de outros site não testei. A única coisa q me falta te sugerir é resetar o aparelho e instalar o flash do zero.

  44. marcelo 31 de Outubro de 2011 at 11:01 - Reply

    O QUE ME DIZEM SOBRE ESSE TABLET COBY,,QUE CUSTA 250 REAIS NO MERCADOLLIVRE ??…JÁ POSSUO UM LAP TOP,,GOSTARIA DE USAR O TABLET PARA PEQUENAS VIAGENS DE TRABALHO E PASSEIO…

    • Phrenetico 31 de Outubro de 2011 at 13:13 - Reply

      Um tablet que custa R$250 reais nem deve ser levado a sério….
      Um tablet bom e barato que te recomendaria seria o Coby Kyros MID7022 que custa em media R$450 na internet, com ele vc vai ter uma experiencia agradavel que te atenda bem, esse não é o melhor tablet do mercado, mas é o suficiente para pequenas tarefas.

  45. fenix 3 de Novembro de 2011 at 15:12 - Reply

    olá hugo,

    esse cabo para projetor que vc se refere no artigo funciona no GTAB p1010?

    • Hugo 3 de Novembro de 2011 at 17:51 - Reply

      Pois é fenix, essa é uma dúvida comum. Infelizmente nunca tive um P1010 em mãos pra testar, porém como é um acessório paralelo e não original acredito que funcione sim.

  46. patricia f amadeu 5 de Novembro de 2011 at 9:33 - Reply

    Hugo tudo bom? Você têm alguma experiência para me passar com seu Galaxy, no Word e Excel como foi a perfomance desse aplicativos no seu Tablet?

    Abrçs

    • Hugo 5 de Novembro de 2011 at 11:00 - Reply

      Olá Patricia. No meu Galaxy eu testei vários offices, e acabei optando por ter 3 instalados no meu tablet. Uso o Thinkfree office para powerpoint, o documents to go para o word e o thinkfree ou o Picsel para o excel. Os comandos são bem diferentes, principalmente do excel, e leva um tempo pra pegar os macetes, mas é usável. Não notei nenhuma queda de perfomance, tirando o fato da limitação do teclado virtual.

  47. pedro 5 de Novembro de 2011 at 15:33 - Reply

    Olá hugo,

    Gostaria de saber se o P1010 edita texto no word, excel, lê PDF …

    obrigado

    • Hugo 5 de Novembro de 2011 at 15:37 - Reply

      Sim Pedro, edita sim. O único pepino maior é criar uma apresentação (.ppt) do zero.

  48. pedro 5 de Novembro de 2011 at 15:51 - Reply

    No Shoptime o galaxy tab P1010 está de 799 e a vista de 719…

    vale a pena?

    • Hugo 6 de Novembro de 2011 at 4:30 - Reply

      Vale sim, lembrando que o P1010 é o galaxy sem 3g e sem tv, mas continua um tablet muito superior a outros de menor custo.

    • Phrenetico 7 de Novembro de 2011 at 10:39 - Reply

      WOW! me fala na onde! Quero muito saber o/

  49. Cleber 6 de Novembro de 2011 at 12:05 - Reply

    Hugo,Parabéns é a minha primeira vez que faço uma pesquisa esclarecedora sobre o tablets,justamente porque me foi oferecido pelos site de compras coletivas um preço bom e bastante acessível ainda mais para um aposentado que sou que gosto de ler muitos jornais e revistas e jogos da minha época que gosto muito como,sueca,buraco, sinuca etc.Pergunto:vale? Tablet Genesis GT-5120 com Android 2.2. De R$578 por R$289 ou 3 x de R$96,33. O melhor da tecnologia.

    obs; com teclado fixo.

    • Hugo 7 de Novembro de 2011 at 12:29 - Reply

      Olá Cleber. Pelo que eu pesquisei aqui, esse tablet é um modelo de tablet com tela de 5 polegadas resistiva, processador de 600 mHz, bateria de 1800mHa, etc. Resumindo, fuja dessa! Compre algum modelo da Coby que vc vai ficar muito mais satisfeito. A propósito, já que vc gosta de ler, nem pense em comprar um modelo de 5 polegadas.

  50. neurotico 7 de Novembro de 2011 at 9:40 - Reply

    Koé hugo. Tenho conhecimento zero de tablets. Minha duvida: é possivel assistir filmes .avi ou . rmvb em alguns tablets? outra coisa, tem como jogar games um pouco avançados neles? Para ambas as perguntas, seria necessario configuração minima? Valeu

    • Hugo 7 de Novembro de 2011 at 6:55 - Reply

      Opa! Sim, os tablets Android tem suporte aos mais variados formatos de vídeo, porém não são bons com jogos avançados não. Mesmo se comprar um tablet top de linha vc vai se decepcionar com os jogos. Para vídeo praticamente todos tablets sãos capazes de rodar numa boa.

  51. Renan Martins 10 de Novembro de 2011 at 12:18 - Reply

    Boa tarde Hugo como vai?

    Há alguns dias atrás postei aqui no forum uma dúvida que eu tinha a respeito do galaxy tab P1010 ser compativel com o cabo RCA vendido para o modelo P1000, pois é acabei comprando o cabo e ele acabou de chegar, e adivinha, não funcionou, agora eu pergunto. Porque a Samsung lançaria no mercado o modelo P1010 que a principio não possui as funcionalidades de TV digital e 3G tiraria a compatibilidade com um acessório desses. E o pior é que não informam que o acessorio não funciona com o modelo P1010 que pela logica era para funcionar, são identicos fisicamente, exceto pelas funções 3G e TV. Bom fiquei decepicionado com o modelo P1010 e com a Samsung por nã esclarecer essas dúvidas. Queria um tablet que tivesse algum tipo de conexão com TV, datashow etc. Bom fica ai o aviso para que novos usuários não comprem enganados ok.

    Abraço

    • Hugo 10 de Novembro de 2011 at 12:47 - Reply

      Olá Renan. Vc tentou mudar o sistema de video do Gtab de NTCS para Palm ou algo assim? O meu P1000 tem essa opção, imagino que o seu tb tenha. Vc testou esse cabo que voce comprou em mais de um dispositivo, pq talvez o problema seja no dispositivo e não no cabo.

  52. Renan Martins 10 de Novembro de 2011 at 13:23 - Reply

    olá Hugo, eu não achei essa opção no meu aparelho de alterar o padrão de video, qual seria o caminho? Bom não tentei em outro aparelho não, tentei foi em outra TV e o problema foi o mesmo, e como não consegui essa informação de compatibilidade em lugar nenhum pelo que ocorreu comigo suponho que não funcione mesmo, seria muita coincidencia o cabo vir com defeito.

    Mas vamos ver as vezes e questão de configuração, me forneça os caminhos ok. Aguardo

    • Hugo 10 de Novembro de 2011 at 23:14 - Reply

      Oi Renan, estou sem o meu aqui pra conferir, mas fica em algum lugar das configurações, tela ou algo assim.

  53. Renan Martins 11 de Novembro de 2011 at 2:16 - Reply

    Bom Hugo, testei o cabo ligando em um datashow que reconhece tanto PAL-M quanto NTSC e não funcionou mesmo, com certeza a Samsung no infeliz projeto desse aparelho capou essa capacidade que ele tinha de conectar com TV e projetores atraves do cabo RCA, ai eu pergunto PQ? Será que essa funcionalidade custava tanto assim a mais no projeto que teve que ser removida? Fiquei muito insatisfeito com isso, fico até com medo que nem o dock HDMI que é vendido no mercado para o Galaxy tab p1000 tambem não funcione no P1010. É horrivel saber que não posso usar esses acessorios tão legais no meu aparelho. Me decepicionei com isso, o aparelho é realmente muito bom, qualidade de imagem nem se fala, mas não possuir essas fuções me deixou muito triste.

    • Hugo 11 de Novembro de 2011 at 6:27 - Reply

      É Renan, é realmente uma pena que a pouca diferençca de hardware do P1010 leve a essa limitação. :(

  54. daniel 22 de Novembro de 2011 at 10:40 - Reply

    quais os tablets que faz ligacoes

    • Phrenetico 25 de Novembro de 2011 at 9:45 - Reply

      Olá Daniel!
      Praticamente todos os tablets com 3G integrado fazem ligações como um celular, recomendo o Dreambook W7, um excelente tablet com essa função.

  55. atencioso 22 de Novembro de 2011 at 12:29 - Reply

    quais os tablet que faz ligacoes e o gtab 1000 e o 7510 qual o melhor

    • Hug0 29 de Novembro de 2011 at 13:46 - Reply

      Amigo, nao entendi sua pergunta. Está falando do B7510 ou GT-7510?

  56. Arnoldo machado 23 de Novembro de 2011 at 7:24 - Reply

    Hugo, eo Gtab 8.9? To bem interessado nele.

    Mas, ainda não desisti de sonhar com um Ipad. O problema é a galera reclamando dos tais Itunes (que nem sei o que é e se realmente é um problema!).

    Preciso de um note para internet, joguinhos e edição de textos. só!

    Abraço!

    • Hugo 23 de Novembro de 2011 at 7:58 - Reply

      Pelo que citou Arnoldo, o Gtab 8.9 será perfeito pra vc. Vai gostar bastante, mas se ainda tá em duvida pelo Ipad, melhor pesquisar um pouco sobre os dois sistemas operacionais, o iOS e o Android.

      • Arnoldo machado 23 de Novembro de 2011 at 8:17 - Reply

        Bah, meu amigo… tu não sabe o qto tenho perdido de sono e ganhado em ansiedade na procura por um bom tablet!!!

        E como te disse, não consigo entender o que é "itune", "apps"… e pq isso torna o Ipad tão "mau"! hehe.

        Na verdade, não conheco ninguém que tenha um Ipad, mas gostaria mto de ter um em maõs e ver se ele é tudo isso de ruim mesmo, que o pessoal vive baixando o pau e tal.

        Se vc tiver uma orientação a este respeito, ou um blog para ler, agradeceria (Apesar de já ter lido muuuuuuuuuito!). hehehe.

        Abração e obrigado por responder.

        • Hugo 23 de Novembro de 2011 at 12:40 - Reply

          Acho que o que pode te ajudar a decidir é procurar vídeos no youtube, pra vc ver os dois funcionando e talz. É bem uma questão de gosto hoje em dia, eu particularmente não sei nada sobre o iOS pois não gosto de sistema fechado.

  57. Arnoldo machado 23 de Novembro de 2011 at 12:50 - Reply

    Ai que está uma grande questão: O que é um "sistema fechado"?

    Perdoe minha ignorância absurda!

    • Hugo 23 de Novembro de 2011 at 13:01 - Reply

      Tipo, sistema aberto é um sistema que qualquer programador pode ter uma cópia e modificar, por isso tem várias versões do Android, como o cyanogenmod por exemplo. o iOS é um sistema fechado pois ninguém tem acesso ao código do sistema, a não ser a apple.

  58. Thiago Carvalho 28 de Novembro de 2011 at 9:50 - Reply

    Parabéns pelo artigo, estou planejando comprar um tablet para minha esposa, que atualmente esta cursando Pedagogia. Creio que o único inconveniente para ela será o teclado, porem já pesquisei alguns tablets com possibilidade de conexão com teclado. Vou pesquisar mais sobre APPs para compatibilidade com arquivos Microsoft Office. assim quando ela estiver em casa poderá trabalhar no PC e no tablet quando na faculdade.

    • Hug0 28 de Novembro de 2011 at 10:34 - Reply

      Beleza Thiago. Pode trazer suas dúvidas pra cá, se soubermos te ajudamos! :)

  59. andréa 30 de Novembro de 2011 at 11:57 - Reply

    Bom dia!

    Sou estudante universitária e estou procurando um tablet para editar textos no word, apresentações no power point, olhar vídeos, jogar alguns jogos, principalmente de redes sociais (mini fazenda, etc.). Gostaria de saber qual o modelo mais indicado? E quanto ao quesito internet? Gostaria que tivesse entrada USB e que eu podesse adicionar um teclado quando necessário.

    Possuo notebook em casa, mas acho ele muito pesado para levar por ai, principalmente por que eu trabalho.

    Att,

    • FernandaMDT 30 de Novembro de 2011 at 12:07 - Reply

      Andréa, Recomendo o Coby 1024, você pode adquirir por um ótimo preço no site do GP Bastos: http://www.gpbastos.com.br/ecommerce_site/produto

    • Hug0 30 de Novembro de 2011 at 14:44 - Reply

      Andréa, lembrando que há uma limitação com o office do tablet android em relação ao office do PC. Por exemplo, o powerpoint do android não tem suporte a animações, vídeos ou audio inseridos nos slides… fica a dica…

  60. andréa 30 de Novembro de 2011 at 16:55 - Reply

    Sim, as apresentações que faço no power point costumam ser mais simples. Qual é a diferença entre o office do pc e do tablet? Li que este tablet que indicaram só possui memória de 4gb o que eu acho muito pouco. Podem me passar mais opções de tablet´s?

    • Hug0 30 de Novembro de 2011 at 22:02 - Reply

      A principal diferença é a diminuição das opções, pense que será um office basicão. Ele tem 4gb, mas aceita cartões de memória, então dá pra balancear.

  61. Dony 3 de Dezembro de 2011 at 10:13 - Reply

    Onde eu consigo esse cabo para o meu galaxy tab P7510? pois eu também quero fazer projeções com ele, o video da para sair pela porta usb?

    • Hug0 3 de Dezembro de 2011 at 10:43 - Reply

      O gtab 10.1 tem saída hdmi, então basta usar um cabo hdmi. Se o projetor for muito antigo tem que comprar um conversor hdmi/vga.

  62. rick 22 de Dezembro de 2011 at 7:53 - Reply

    qual site q vc comprou o cabo e quanto foi?

    • Hug0 22 de Dezembro de 2011 at 11:27 - Reply

      Comprei do DealExtreme, e custou algo em torno de 13 dólares.

  63. themastdr 26 de Dezembro de 2011 at 20:03 - Reply

    Costumo usar o note na tomada, mas agora comprei o tablet da semp toshiba e nao sei nadasobre seu funcionamento. Da para usar o tablet na tomada? Isso eh prejudicial? ele eh muito fraco para jogos e videos em hd. A bateria eh de polimero de litio.

    • FernandaMDT 27 de Dezembro de 2011 at 11:48 - Reply

      Sim, você pode usar enquanto conectado à tomada, mas assim como o notebook, a bateria pode apresentar danos, como o "vício".

  64. fabiano 4 de Janeiro de 2012 at 13:38 - Reply

    Olha se vc abaixar os apps necessarios voce se vira bem com seu tablet p1000 poxa eu consigo faze alterações em planilhas e documentos consigo scanear entrar em conferencia via skipe ou msn sem falar que pelo fato dele se 3g posso sempre estar conectado a net e fazendo meus trabalhos ahhhh ja ia me esquecendo hoje você pode investir um pouco mais e comprar um teclado para tablet ai vira um netbook eu aconselho a que quiser se aventurar sem falar que ele vira um roteador isso é incrível mesmo mais agora só defendo o tablet da samsung e tem que ser p1000

  65. Sampaio 4 de Janeiro de 2012 at 18:03 - Reply

    Prezado Hugo, você realmente acendeu a LUZ, também sou professor, tenho um Galaxy Tab Samsung de 7´, e também tenho a mesma necessidade quanto aulas com vídeo e gráficos.
    Vou com fé, seguir a saga do colega e Grande Mentor HUGO.
    Será que hoje, já 2012, eu encontraria o referido cabo na milagrosa rua Santa Efigênia ???
    Vou tentar, de qualquer forma, tenha um Feliz 2012 com muita Luz , Saúde e dicas para todos nós ( pelo menos eu ) seres aprendentes.
    Obrigado, um forte abraço.
    Sampaio.

    • Hug0 4 de Janeiro de 2012 at 19:30 - Reply

      Amigo, se vc quiser o cabo somente conversor RCA acho que vc encontra, eu até vi pra vender no submarino. Porém se quiser o cabo com conversos+usb pra carregar ao mesmo tempo acho que não encontrará pois eu fui no paraguai no meio do ano e nao vi nem lá…

  66. True Metal 9 de Janeiro de 2012 at 19:29 - Reply

    Hugo, boa tarde!

    Achei em seu artigo exatamente o que eu estava procurando, assim como você eu tb uso o notebook para lecionar, e queria já há um tempo realizar essa substituição do notebook por um tablet. Neste Natal o "papai Noel" me trouxe um Galaxy tab (não sei se é o mesmo modelo que descreve aqui, mas é um galaxy), o meu é o GT-P1010.

    Gosaria de saber se seria possivel me enviar o site que efetuou a compra do cabo, e se não for pedir muito o valor que pagou, uma vez que todo o restante necessário você já descreveu no artigo.

    Muito agradecido pelo seu tempo escrevendo o artigo que me orientou em coisas que eu nem havia pensado ainda.

    Um outro ponto que me ocorreu é que a substituição visa eliminar peso a ser transportado em nossos trajetos diários, então gostaria de saber se você já experimentou algum projetor (datashow) de tamanho reduzido? Algum destes novos modelos que estão saindo atualmente tem qualidade suficiente para substituir os projetores "gigantes" que carregamos no dia a dia?

    Obrigado

    • Hug0 10 de Janeiro de 2012 at 0:37 - Reply

      Opa! Comprei o cabo na dealextreme <a href="http:// (www.dealextreme.com)” target=”_blank”> <a href="http://(www.dealextreme.com)” target=”_blank”>(www.dealextreme.com) loja da china, chegou em uns 30 dias mas jah comprei coisas lah que demoraram 2,5 meses. Detalhe, já me disseram, aqui mesmo no site, que o cabo não funciona no P1010 (o meu é o P1000), não sei se a informação procede, mas vale avisar. Ele custou algo em torno de 10 dólares, então até que compensa comprar só pra testar mesmo. Vc acha no brasil tb, por um preço 10x maior, como nesse link: http://www.magazinecuritiba.com.br/Cabo_TV_Out_pa

    • Hug0 10 de Janeiro de 2012 at 0:38 - Reply

      Ah, sim! Não testei com esses mini-projetores de led ainda nao. Até fui no paraguai no meio do ano passado mas me disseram que ele é muito fraco (lumens) então nao me interessei ainda não.

  67. Patricia 11 de Janeiro de 2012 at 12:56 - Reply

    Olá, preciso de um tablet para maior mobilidade (tenho um note de 15`super pesado).Minha maior necessidade é o Word (Office) pois faço muito texto e envio por e-mail.Estou pensando no Galaxy Tab P1000…tenho que contratar algum programa prá rodar o Office? dessa parte eu não entendo, meu note é Dell e já veio com tudo instalado e configurado. Será uma boa compra??? Obrigada.

    • Phrenetico_MDT 11 de Janeiro de 2012 at 13:16 - Reply

      Olá Patricia!
      Os tablets não são ferramentas muito uteis para edição de textos, mas como para vc de certa forma é uma necessidade, recomendo o Asus Eee Pad Trasnformer que já vem com o DockStation que é um teclado, onde vc vai ter mais conforto para escrever (escrever na tela textos muitos grandes não é muito legal), mesmo assim vc vai ter alguns probleminhas, pois a Microsoft não disponibiliza uma versão oficial do MS Office para tablets, ou seja, vc vai ter que usar uma versão de terceiros, mas da pra fazer de boa.

      Segue o link do tablet no site do fabricante: http://www.asus.com/Eee/Eee_Pad/Eee_Pad_Transform

  68. Jackson Alves 14 de Janeiro de 2012 at 9:30 - Reply

    Caro Professor Hugo,

    Comecei a ler seu texto, porém quando o Sr. desclassificou o IPad em 1º lugar, vi logo que não se tratava de um artigo sério.

    Imagino, até, que possam existir “outros” motivos por trás de tudo, mas isto não me interessa.

    Vamos então às 3 afirmativas suas que me deixaram impressionados:

    1) ” Sou professor em uma faculdade”.

    2) ” … O primeiro desqualificado foi o Ipad, principalmente pelo sistema que não me agrada (motivos pessoais e até mesmo imbasados), segundo pelo preço dos acessórios originais e finalmente pelo deficiente suporte a flash …”

    a) para quem tem um artigo publicado na internet, numa coluna, o

    mínimo que se espera do autor é “isenção”. Ao leitor não

    interessa seus gostos pessoais. Se o Sr. não gosta do sistema

    Lion da Apple ….é problema seu, e, não interessa ao leitor,

    suas preferências pessoais. Só nos interessa a ánalise técnica

    do que o Sr. pretende expor.

    b) Professor, a palavra “imbasados” não existe. Possivelmente o

    Sr. quis dizer “embasados”, ou seja, “com base em …”,

    “baseado em alguma coisa”.

    c) Mesmo considerando-se “imbasados”: ora, se o Sr. está fazendo

    uma análise comparativa entre produtos e afirma que não

    gosta de um determinado produto e afirma que este seu ponto de

    vista está “embasado” em algum argumento, mais do que lógico é

    Sr. expor estes motivos, pois em caso negativo, o artigo se

    perde, por falta de credibilidade e isenção da sua parte.

    3) “Entusiasta Android e administrador do blog http://www.robozinho.com.br
    Meu Deus, se o o Sr. é um “entusiasta” do Android – eu também

    sou – o Sr. não pode fazer um artigo, colocar na internet, como se fosse uma análise séria e desclassificar em 1º lugar um produto porque ele não usa o sistema operacional que o Sr. gosta.

    Para terminar, acho que o Sr. deveria, sim, dizer que o Sr. desclassificou o IPad em 1º lugar porque ele é, disparado, o mais caro, E, PORQUE O SR. NÃO TEM DINHEIRO PARA COMPRÁ-LO, o que não é nada demais, não é depreciativo, não denigre a sua imagem.

    OBS.: 1) Eu possuo o tablet de sua preferência, como também o IPad. Uso os 2 indistintamente, mas sendo que a qualidade do IPad é MUUIIITTO superior ao outro. Porém esta minha preferência pessoal NÃO interferiria em uma análise que eu fosse fazer, para publicar na internet, num coluna de artigos técnicos.

    2) NÃO possuo procuração do falecido Steve Jobs para defender os interesses da APPLE.

    É o que eu tinha a comentar a respeito do seu artigo.

    • Hug0 16 de Janeiro de 2012 at 14:49 - Reply

      Caro Jackson, concordo com sua afirmação de que eu deveria ser isento de lados, porém o artigo trata-se da minha narrativa sobre os acontecimentos que me levaram a escolher o Gtab, e não um artigo apontando 'como escolher o seu tablet'. Porém me assusta saber que eu editei esse artigo há cerca de 3 meses corrigindo a palavra 'imbasados' e ainda assim o Sr. tem o artigo com o mesmo erro antigo? Prefiro acreditar que tenha sido apenas um erro técnico. Vejo também que o Sr. é péssimo em matemática pois se eu não tivesse os 1600 reais para comprar o Ipad 2 eu não teria comprado um Gtab por 1700 reais. De qualquer forma, agradecido pela leitura. ;)

  69. Jucemar Morais 15 de Janeiro de 2012 at 23:47 - Reply

    Olá. Excelente texto. Enquanto lia eu me via exatamente em seu lugar. Isso porque o que resolvi fazer esse ano foi justamente tentar substituir meu note em sala de aula por um tablet, coisa q tb achava e ainda acho meio dificil.

    É qo que meu note tem de poderoso ele tem de trabalhoso a começar pelo tamanho: 18,1″.

    Penso em usar o tablet, em princípio, como um mero reader para minhas anotações de aula e consulta à legislação (dou aulas no curso de Direito).

    Mas quero tb utuilizá-lo com projetor para slides e filmes…. Por isso suas dicas foram valiosas.

    Só não sei ainda se encontrarei o tal cabo, já q adquiri foi o modelo Galaxy 10.1. E se encontrar, ainda fica a dúvida quanto ao manuseio… Pelo visto teria q ficar plantado perto do projetor, né?

    Por isso q ainda acho q acabarei, no início, reservando as projeções para o note mesmo até q futuramente consiga uma solução wirelesss, quem sabe…

    • Hug0 16 de Janeiro de 2012 at 14:35 - Reply

      O seu Gtab tem hdmi? Se tiver é bem mais fácil. Mas infelizmente vc está correto, tem que ficar perto do projetor.

      • Jucemar 28 de Janeiro de 2012 at 16:14 - Reply

        Olá, Hugo!
        Só agora, vi que já tinha respondido, pois não tinha visto a possibilidade de ver os comentários pela ordem cronológica.
        Olha, tem entrada HDMI sim. O problema é que, como acabei de postar (se quiser, ignore a redundância), nas faculdades em que leciono, nao tenho à disposiçao equipamento (projetor ou TV) com HDMI, logo, acho que ficarei à pé nesse caso….

        • Hug0 29 de Janeiro de 2012 at 12:31 - Reply

          Dá uma olhada nesse também: http://www.dealextreme.com.cuts.name/p/24k-gold-p

          • Cristiano 13 de Fevereiro de 2012 at 21:38 -

            hugo parabens pela materia. Tb estou com gtab 10.1 dxa eu ver se entendi….eu comprando um cabo hdmi x otg e depois esse cabo sera q vai funcionar??????

            Alguem por favor compartilhe a experiencia…. Mts querem saber, assim como eu….

            Obrigado por eqto.

          • Hug0 3 de Março de 2012 at 20:03 -

            Bom Cristiano, o meu é o Gtab 7''. Seu projetor nao tem entrada hdmi, pq o ideal no seu caso seria usar direto um cabo hdmi.

  70. Manoel 16 de Janeiro de 2012 at 9:37 - Reply

    Muito bom – vejo que você não poupa esforços, nas informações, informações bem uteis e necessário a quem que r comprar um tablet-acho até que vc deveria se tornar consultor na área “tablet”.

    Será que pode me tirar uma duvida- quero o tablet com a finalidade de exibir meus arquivos em flash- formatos swf. Será que vai dar certo, como você esta adiantado na pesquisa e eu não quero- não posso arriscar, talvez você tenha uma resposta para mim – abraços .

    E muito obrigado

  71. Puff 20 de Janeiro de 2012 at 18:49 - Reply

    Minha sobrinha tem tablet Sansung Galaxy P1010 7′,e gostaria de um adaptador com entradas USB, porém não encontra, necessito de sua ajuda para saber se existe algo assim e aonde.

    Grata,aguardo resposta.

    • Phrenetico_MDT 27 de Janeiro de 2012 at 17:43 - Reply

      Olá Puff!
      Esses adaptadores são facilmente encontrados na internet, em sites como Mercado Livre, Baboo, BondFaro, PandaWill entre outros vários, em lojas físicas vc teria que pesquisar na sua região (que não foi mencionada).

  72. Charlote 28 de Janeiro de 2012 at 9:08 - Reply

    Olá..
    Assim como todos tenho dúvidas em relação a aplicativos e programas que um tablet, suporta.No meu caso faria uso para os estudos.Tenho um HD externo, no qual ficam armazenados videos aulas de extensão FLV, e arquivos em PDF.Utilizo o Goom Player e esporadicamente o Real Player.
    Quantas entradas USB, tem, pois utilizaria uma para o Hd externo e outra, da fonte…
    Qual modelo seria ideal, levando em consideração a relação custo beneficio?
    Muito obrigada…..

    • Phrenetico_MDT 28 de Janeiro de 2012 at 13:22 - Reply

      Olá Charlote!
      Poucos tablets dão suporte para HD Exteno ( oq jah eh uma surpresa), se nao me falha a memória um desses modelos eh o Acer W500 que roda OS Win7, ou seja, eh praticamente um notebook sem teclado e sem mouse. Mas atenderia bem sua necessidade, vc poderia usar os mesmos aplicativos que ja usa no atual computador.

  73. Reinaldo Rogerio 28 de Janeiro de 2012 at 11:58 - Reply

    Parabéns pela matéria, gostaria de saber se é possível utilizar o Flytouch 3 com o projetor, e qual a sua opinião sobre as tablets Genesis GT-7105 e GT-7220 da Evertek. Atenciosamente. Reinaldo.

  74. Jucemar 28 de Janeiro de 2012 at 15:56 - Reply

    Olá, Hugo!!!

    Excelente post.

    Também sou professor e comprei o Tablet justamente para tentar substituir meu note (pesadão, 18,1″) em sala de aula.

    No meu caso, acabei optando pelo Galaxy Tab 10.1.. Fiquei de pegar o de 7″, que vc trata aqui, mas acabei mudando de idéia.

    Bem, o tablet é maravilhosa, apenas por um porém. Fora o adaptador de HDMI, pelo visto não existe opção de cabo A/V.

    Como nas faculdades em que leciono não existe TV com entrada HDMI, creio que fiquei na mão….

    Ou será que existe algum outro cabo para isso?

    Abraço!!!!

  75. Inezilo Cunha 11 de Fevereiro de 2012 at 21:43 - Reply

    Olá Hugo, meu nome é Inezilo, tenho um Epson S8, e estou com o mesmo problema para usar o meu Sansung Tablet por falta de cabo, quisera saber com vc se esse cabo q vc conseguiu poderia resolver o meu problema? se positivo poderia me fornecer o end. do site?

    • Hug0 3 de Março de 2012 at 20:04 - Reply

      Eu comprei meu cabo no Dealextreme <a href="http:// (www.dealextreme.com)” target=”_blank”> <a href="http://(www.dealextreme.com)” target=”_blank”>(www.dealextreme.com) e custou uns 13 dolares e demorou uns 2 meses pra chegar, mas funcionou perfeitamente. Porém o meu tablet é o P1000 tem muita gente que fala que no P1010 nao funciona.

      • True Metal Brazil 17 de Março de 2012 at 23:23 - Reply

        Pois é, no P1010 não funciona mesmo, a Samsung retirou do aparelho a opção de escolher o sistema de NTSC ou PAL, e não é possível conectar o aparelho nem mesmo à uma TV… Pô Samsung que mancada…

  76. monize viana 17 de Fevereiro de 2012 at 0:39 - Reply

    gostei muito do post! ajudou para caramba

  77. Mariana - SP 24 de Fevereiro de 2012 at 21:15 - Reply

    Olá Hugo. Parabéns pela matéria! Muito explicativa. Preciso de uma ajuda: tenho um Galaxy Tab 7“ e gostaria de utilizá-lo para uma apresentação (power point) a ser feita em uma TV (pois náo terei acesso a projetor no local da apresentação) pois bem, comprei um cabo TV OUT Samsung. Só que…ao conectar na minha tv (LG 32“) nada aconteceu! Você sabe me dizer se tenho de baixar algum app específico para a trasmissão da imagem do tablet para a TV? Obrigada! Mariana

    • Hug0 3 de Março de 2012 at 20:01 - Reply

      Só consigo pensar em duas coisas, na tv vc tem que escolher a saída correta onde foram colocados os cabos, tipo rcb1, av1, av2, hdmi1, etc. No proprio Gtab tb existe a opção de escolher entre Pal e NTSC que vc pode tentar trocar e ver se pega. Na minha tv (Tanto LG quanto Philips) aqui pega na hora e meu cabo é chines.

  78. Voltolini 29 de Fevereiro de 2012 at 13:31 - Reply

    Eu sou professor e junto com outros cinco colegas pelo Brasil estivemos na mesma busca por meses!!! Passamos muito tempo pelas lojas e sites especializados alem de conversar muito com vendedores mais experientes em tablets e sistemas operacionais. Depois disso tudo a conclusao do grupo é simples; nao vale a pena o tablet para uso em sala de aula! Compre um netbook potente e leve e terá resultados muito melhores! Eu estou decepcionado com a minha conclusao mas ficou obvio que os tablets sao mais para acesso a net, editar coisas pequenas, ver emails, etc. A pesquisa mundial sobre tablets indicou este perfil em todos os paises e portanto está para surgir um modelo para uso em sala de aula com cabo que conecte ao projetor e bons programas para slides, texto, planilhas e videos e nao adaptações toscas ou os que sao vendidos pelas empresas dos tablets que em alguns casos nem permitem editar o slide!

    • Humberto R. 29 de Fevereiro de 2012 at 17:03 - Reply

      Voltolini, elencaste pontos muito interessantes.

      Eu discordo um pouco da sua conclusão de que o tablet não vale a pena para o uso em sala de aula. O tablet de alto desempenho é muito versátil , ágil e ,vencida a curva de aprendizagem, com certeza traria mais dinamismo à exposição do conteúdo, o qual sequer precisaria estar sob a forma de slides do Power Point.

      Algumas situações práticas:

      Poderia montar uma aula estruturada em pdf e usar o EZpdf com seu recurso de anotações para desenhar e fazer anotações enquanto apresenta o conteúdo. Os recursos de zoom e navegação entre as páginas complementariam a experiência mais interativa.

      Outra exemplo seria preparar a aula utilizando os recursos do Supernote do Asus transformer e apresentá-la usando o mesmo programa.

      São muitos os recursos disponíveis e a exigência aqui é vencer a curva de aprendizagem dos programas e do novo sistema operacional.

      Para esta utilização eu sugiro tablet Android (os com processador Tegra 2 ou superior ) e os iPads.

      Abraço.

    • Phrenetico_MDT 29 de Fevereiro de 2012 at 18:52 - Reply

      Olá Voltolini! Me desculpe, não quer ser prepotente, mas duvido que as pessoas que você consultou intende o potencial de um tablet! Essas limitam a capacidade de um tablets baseado no conhecimento que elas possuem (que sua por sua descrição, julgo ser pouco).
      Antes de mais nada gostaria de saber: Você tem tablet (tablet de verdade, não genérico)? já teve a oportunidade de passar mais de 1 mês com um tablet em posse?
      Limitar um tablet a "cabo que conecte ao projetor e bons programas para slides, texto, planilhas e videos", vai depender apenas de você!
      Tenho vistou uma enorme evolução em torno dos tablets, principalmente no setor didático. A Apple por exemplo lançou sua mais nova ferramenta iBook2 com recursos que permite incluir em livros digitais anotações, apresentações interativas (inclusive em 3D), formulários, vídeo e áudio, ou seja, recursos que nenhum livro comum pode oferecer!
      Posso afirmar para você que num futuro próximo os tablets irão substituir os livros e apostilas tradicionais, isso já começou aqui no Brasil, algumas escolas e faculdades já oferecem o material didático em forma de conteúdo digital e um tablet para cada aluno. O governo Sul-Coreano já começou a trocar os livros didáticos em todo país por tablets. E logo será em todo o mundo!

      Se quiser mais motivos para abandonar seu conceito completamente equivocado posso te dar, meu e-mail é phillipe_ss@hotmail.com estou a sua disposição.

  79. Karen Loise 5 de Março de 2012 at 22:42 - Reply

    Oi, ainda estou em duvida.. O que mais me atrai no tablet é a facilidade para leva-lo de um lugar para o outro, sem grandes problemas e o fato de ser mais comodo para ler livros e coisas do tipo.
    É claro que os jogos são legais, mas na verdade preciso dele mais para estudar e acompanhar sites de noticias do que para me divertir.
    Meus pais preferem um notebook ou um net, por estarem mais adaptados com a ideia, mas eu ainda não consegui me decidir. Gosto muito do Coby 7022, ja vi muitas reviews e coisas do tipo e me parece ser uma otima opção, mas o que acha? É melhor investir em um note/netbook? Ou ficar com um tablet?

    • Humberto R. 5 de Março de 2012 at 23:04 - Reply

      Karen Loise , eu iria de tablet tranquilamente, mas se é entre Coby e Netbook, eu iria de Netbook sem pestanejar.

  80. Anderson 6 de Março de 2012 at 12:45 - Reply

    Estou em dúvida… eu gosto muito de interfaces touchscreen da praticidade de um tablet, mas nao sei se eu conseguiria abrir mão do meu notebook, eu vejo muitos videos de alta definição, edito imagens e principalmente navego na internet, nao sei se o tablet conseguiria suprir essas necessidades… e uma coisa é certa, só posso ter um deles… alguem me ajude a decidir KK

    • Humberto R. 6 de Março de 2012 at 13:05 - Reply

      Oi Anderson, experimenta fazer um test drive no Xoom 2 Media Edition.

    • Phrenetico_MDT 6 de Março de 2012 at 14:07 - Reply

      Olá Anderson! A maioria dos tablets tem excelente recursos para reprodução de videos de alta definição em até 1080p. Edições de imagens podem ser feitas atravez de Aplicativos como Photoshop Touch (oficial da Adobe).
      Tenho um Notebook é um iPad2 e digo que um completa o outro, são duas ferramentas que não conseguira mais viver sem o/.

  81. Jacqueline de 8 de Março de 2012 at 16:22 - Reply

    Olá. Tô na dúvida se compro um tablet ou note de 2gb processador pentium duocorel, que hoje em dia tá com o preço super em conta. Fico na dúvida, por que quero computador para armazenar fotos, vídeos e documentos, como: textos e etc. Queria uma opinião, por que tenho visto algumas ofertas de tablets mas não sei se me atenderia. O que faço?

  82. kelly 11 de Março de 2012 at 2:05 - Reply

    olá professor, tb sou professora universitária e não aguento mais carregar tanto peso, estou pensando em comprar um sansung galaxy note, porque quero o aparelho só para transportar os arquivos de power point que faço no meu notebook para que sejam projetados no datashow, e poderia utiliza-lo como celular, já que ele é um, será que vou ter problemas em relaçao a projeção de conteudos vindos do office? ai que dúvida…

  83. Jenyffer 12 de Março de 2012 at 14:57 - Reply

    Olá,
    Alguém mais comportilha com a idéia de que o tablet não é indicado para digitar grandes textos?
    Pretendo obter um galaxy tab 10.1 para edição de textos, incluindo o meu trabalho de conclusão de curso (TCC).

    • Phrenetico_MDT 13 de Março de 2012 at 11:28 - Reply

      Olá Jenyffer!
      Nenhum tablet realmente te proporciona uma boa experiencia quando se tem que editar grandes textos. Tenho 2 tablets a meses, mas sempre que venho responder esses comentários por exemplo uso o notebook, é muito mais pratico usar o teclado físico (PT-BR). Não que os tablets não sejam uteis para essas edições, vc pode faze-las perfeitamente, mas não com a mesma agilidade e praticidade..

  84. Guto 18 de Março de 2012 at 21:52 - Reply

    Hugo,

    agradeço pelos esclarecimentos. Sou professor universitário e estou precisando dos mesmos recursos. Só para confirmar:

    1) Você tem o Galaxy Tab 7 GT-P1000 e comprou o cabo TV/out para o projetor EpsonS5t? Funcionou perfeitamente a apresentação PPT?

    2) E quanto às saídas de som? Quando você projeta vídeos, como faz para sair o som? Qual é o tipo de cabo? É o mesmo TV/out?

    3) O seu Galaxy possui saída HDMI?

    Qual é o programa para trabalhar com o PPT mesmo?

    Agradeço desde já.

    Abs.

    Guto

  85. Lucas Schirm 20 de Março de 2012 at 11:39 - Reply

    Estou querendo comprar um tablet, mas não sei se é realmente necessário ou se o Android conseguirá atender minhas espectativas, quero utilizar para ler livros, revistas e quadrinhos, já que não temos kindle aqui no brasil é a melhor opção, certo?

    • Humberto R. 20 de Março de 2012 at 22:00 - Reply

      Lucas, o e-reading é uma das melhores utilizações que se pode ter num tablet Android. Acho inclusive que se só existisse essa utilidade pra tablet, ainda assim justificaria a aquisição de um.

  86. daniel 26 de Março de 2012 at 12:14 - Reply

    Bom dia. Passo pelo mesmos problemas dos leitores pois estou pensando em comprar um ipad so que tenho medo de me arrepender pois tenho um not e estou querendo repassar para o meu pai e comprar um ipad. O meu uso seria mesmo para atividades rotineiras e visualização de videos coisa no qual adoro fazer e edição de fotos e criação de logos no corel.Acho que ta meio que dificil trocar um not pelo ipad./ja não trocaria um not pelo net, mas penso somente na facilidade de transporte.

  87. Jailson 29 de Março de 2012 at 9:55 - Reply

    Bom dia.
    Comprei um tablet da orange OR-TB7800.
    Gostaria de saber qual o melhor aplicativo para visualizar e projetar arquivos power point?
    Baixei a versão de teste do Quickffice Pro, mas, o som não funcionou.
    Tenho também o Documents To Go, mas, o som não funciona e as telas não obededem a troca automática.
    Grato

  88. Arlã 16 de Abril de 2012 at 5:29 - Reply

    Caro amigo,obrigado pela ajuda…Estou seguindo os seus passos,tbm sou professor e me interessei bastante pelo samsung galaxy p1000.Infelizmente pelo q falou o powerpoint do androide não tem suporte para animações ou audio inserido nos slides,mas tem como sanar com algum aplicativo??Antecipadamente agradeço

    • Hug0 22 de Abril de 2012 at 13:55 - Reply

      Até hoje não descobri nenhum office com essa opções, infeilzmente.

  89. djne 8 de Maio de 2012 at 22:05 - Reply

    Ola…em que site acho o cabo comentado para comprar…sou profesora tbem e nao estou conseguindo usa lo para dar aulas grata…

Deixe uma resposta »