Anuncie Barato!


Como aumentar a memória RAM do seu tablet Android?

Hugo 10 de Outubro de 2011

Se você comprou um tablet de baixo custo, e está penando pra rodar certos aplicativos que necessitam de mais memória, pode ser que encontrou a solução. Talvez mais um paleativo, mas é possível criar uma memória RAM virtual para seu dispositivo android, auxiliando o processamento de aplicativos mais pesados, ou mais aplicativos abertos ao mesmo tempo. O processo é simples e serve pra qualquer dispositivo android, porém tem pré requisitos.

[stextbox id="warning"]Pré-requisitos[/stextbox]

-É necessário ter um sistema android (1.6 ou superior) com acesso a super-usuário, ou seja, rooteado. Caso seu aparelho não tenha esse acesso root, ou você não saiba o que é isso, eu sugiro que você procure um fórum especializado na marca do seu tablet e se informe como realizar esse processo.

-O processo usa uma parte do cartão SD como memória virtual, portanto é necessário ter um cartão SD relativamente grande e com espaço livre.

[stextbox id="info"]Processo[/stextbox]

O processo é bastante simples. Baixe pelo Android Market o aplicativo Swapper 2 (o link está no fim do artigo). É um aplicativo grátis e bastante simples de usar. Para criar a memória RAM virtual basta ir nas preferencias e escolher o tamanho dessa memória em “Swap size” e deixar o resto no padrão (conforme a figura abaixo). Na tela do aplicativo clicar em “On”.

Swapper 2swapper 2

Existem vários depoimentos de várias fontes afirmando que o Swapper 2 realmente funciona e ajuda bastante no caso de aparelhos com pouca memória RAM. Caso use, deixe um comentário com suas impressões.

[stextbox id="alert"]Contras[/stextbox]

A memória RAM é uma memória para armazenamento de informações voláteis, ou seja, somente para auxiliar o processamento. Sendo assim, a criação da memória virtual utiliza bastante o cartão SD, diminuindo a vida útil do mesmo. É importante ter em mente que o uso desse processo pode danificar o seu cartão de memória.



21 Comentários »

  1. lagarto 10 de Outubro de 2011 at 14:21 - Reply

    Cheguei a fazer algo assim no meu Archos 101, mas a performance continuou praticamente a mesma. Salvo engano, fiz swap usando um microSD classe 4 (talvez se eu tivesse tentado num classe 10…). A conclusão que eu cheguei nessa brincadeira foi "acostume-se com as limitações do seu tablet ou compre outro melhor".

    Essa é só a minha experiência no assunto, claro. Li diversos relatos de pessoal que realmente gostou dos resultados obtidos.

    • Hugo 10 de Outubro de 2011 at 14:54 - Reply

      Qual o tamanho da partição Swap vc criou Lagarto?

  2. lagarto 10 de Outubro de 2011 at 16:58 - Reply

    Eu testei com 256 e 512. Também não notei diferença na performance usando um ou outro valor. Com o Archos 101 g8 o problema de ram é crítico. A parada tem só 256 mb (tablet de 10,1 polegadas, processador de 1 Ghz e rodando Android 2.2).

    Pra complementar, a própria Archos a partir do firmware 2.1.08 passou a pegar 64 mb emprestado da memória virtual pra estabilizar o sistema.

    • Hugo 10 de Outubro de 2011 at 17:06 - Reply

      Interessante, era pra se notar alguma melhora. Vc ainda tem esse archos? Me dá algum exemplo de aplicação que não rodava pela falta de memória?

  3. lagarto 11 de Outubro de 2011 at 12:06 - Reply

    Desculpa a demora, Hugo. Estou com muita dificuldade pra acessar o site.

    Ainda tenho o Archos. Uma tarefa praticamente impossível com ele é carregar dois flash vídeos (embed videos) acima de 5 minutos em abas diferentes do browser (1 em cada aba). Fazendo swap talvez você consiga, mas o aparelho fica tão lento que acaba não compensando (pra mim, claro).

    Talvez a coisa fique mais tolerável se feito com um cartão classe 10.

  4. cleisson 30 de Janeiro de 2012 at 20:34 - Reply

    cara tem alguma possibilidade de dar alguma cooisa errada e estragar o meu tablet ???

    • lagartoMDT 30 de Janeiro de 2012 at 21:37 - Reply

      Cleisson, teoricamente existe sim a possibilidade de alguma coisa dar errada e acabar estragando seu aparelho. Deve ser remotíssima, mas com certeza existe. Este procedimento utiliza a memória de armazenamento do tablet como memória RAM, o que significa que setores do disco de estado sólido serão intensamente utilizados com gravações e regravações. Ainda que o número de regravações possíveis num disco de estado sólido seja absurdamente grande, ele é finito. Isso sem mencionar nos riscos operacionais já que é um procedimento que envolve nível de acesso root.

      Acho pouco provável que você danifique seu aparelho seguindo o procedimento recomendado para o seu aparelho, o máximo que eu acho que poderá mesmo ocorrer é você perceber que o procedimento na prática não adianta muita coisa.

      • cleisson 16 de Fevereiro de 2012 at 8:39 - Reply

        quanto maior o tamanho do sd maior é o tanto q vc pode almentar ?