Anuncie Barato!


10 dicas de como otimizar a bateria do seu tablet

Phrenetico 11 de Agosto de 2011

Quem já precisou usar o tablet em uma hora que a bateria acabou levanta a mão! \o/

Às vezes usamos tanto que chega ao final do dia e a bateria acaba justamente quando precisávamos dele carregado… Triste.

Mas pensando em você que tem problemas com a duração da carga da bateria criamos esse artigo, com 10 dicas e truques que vão maximizar a duração da bateria, e aumentar a vida útil da mesma!

1º Desligue o Wi-Fi: quando você não estiver usando a internet desligue as conectividades, mesmo que não esteja navegando ou fazendo algum download, o sistema está enviando e recebendo pacotes de informações. Quando está fora da área de cobertura esse recurso consome ainda mais sua bateria, pois o aparelho força para encontrar uma rede disponivel.

2º Desligue o 3G: é isso mesmo! Somente use o 3G quando não tiver uma rede Wi-Fi disponível, e vale o mesmo em relação a quando não estiver usando, e quando estiver fora da área de cobertura. O mesmo vale para outras conectividades como Bluetooth.

3º Desligue o Serviço de Localização: se você não estiver usando um aplicativo com GPS ou Maps, esse recurso se torna muito irrelevante, podendo ser desligado sem interromper os demais recursos.

4º Desligue o Push e Notificações: friso o mesmo que falei no anterior, este serviço pode ser desligado sem comprometer o funcionamento dos demais aplicativos, ele somente serve para enviar alertas de determinados aplicativos.

5º Ajuste o brilho da tela: em alguns tablets existem recursos de brilho automático (Auto-Brightness), mas muitos vem com configurações altas de brilho para dar mais realce as cores, dando a impressão que a tela é melhor que dos concorrentes… quando possível diminua o brilho, pois esse é um dos recursos que mais consome energia da bateria. Se possível também use backgrounds (papeis de parede, plano de fundo) escuro, pois emitem menos luz, exigindo menos brilho.

6º Desabilite o Áudio: se não precisa de áudio, desative ou coloque no mudo.

7º Bloqueio Automatico: utilize sempre o recurso “bloqueio automático – auto-lock” para que ele não fique ligado sem necessidade. Ajuste para 1 ou 2 minutos, já é o suficiente.

8º Modo Avião: Quando for “brincar” com seu tablet, habilite o Modo Avião, que é super recomendado para consumir menos energia.

9º Atualize-se menos: não necessariamente precisa abrir mão de atualizações somente diminua o ritmo como você se as faz, configure menos contas de email, twitter e outras redes sociais, pois isso exigirá menos atualizações.

10º Gerencie o uso dos aplicativos baixados: O uso de alguns aplicativos como é o caso de jogos que impedem que a tela esmaeça ou desligue, ou aplicativos que utilizam serviços de localização, podem reduzir a duração da bateria.

Vale sempre lembrar que baterias de tablets tem vida útil baseada em ciclos (cargas/descargas), quando você otimiza o uso do seu aparelho está aumentando o tempo que ele vai te fazer companhia!

Para entender melhor o funcionamento de baterias recarregáveis (de lítio), acesse um artigo que fizemos especialmente sobre o assunto: Como funcionam as baterias de Li-Ion recarregaveis (clique aqui)

Uma dica importante é evita expor ser tablet a temperaturas elevadas, pelo motivo de degradar a bateria e diminui a capacidade de armazenamento.

Em breve estaremos com mais dicas, se liguem no Mundo dos Tablets! Até a próxima!



29 Comentários »

  1. Guilherme 14 de Agosto de 2011 at 21:25 - Reply

    no "5° ajuste o brilho da tela: em [...]possível dimiua o brilho" diminua está escrito errado! corrige ai para o pessoal entender melhor o texto(eu) kkk

    • Phrenetico 15 de Agosto de 2011 at 14:41 - Reply

      PT #Fail…. Valew pelo toque! erro reconhecido e corrigido.

  2. HELIO 7 de Outubro de 2011 at 5:26 - Reply

    Bom dia amigo!

    Poderia me ajudar?

    O tablet da minha google android 2.2 7" 800 mhz , mesmo com a bateria carregada , só funciona se plugado com o carregador da bateria na tomada .

    Se não estiver plugado carregador bateria a tomada da rede de energia/parede – MESMO COM A BATERIA CARREGADA – ele não liga.

    Ja plugado funciona perfeitamente .

    O que pode ser?

    Queimou algo?

    • Phrenetico 7 de Outubro de 2011 at 8:54 - Reply

      Olá Helio!
      Infelismente não tenho boas noticias para vc, sua bateria foi pro brejo, provavelmente seu tablet seja um desses sem marca (tanto que vc nem consegui encontrar pra descreve-lo), e não tem mais solução rentavel, pois provavelmente uma bateria nova custaria quase o mesmo valor de um tablet igual oq vc comprou.

  3. Biinha 13 de Outubro de 2011 at 5:30 - Reply

    comprei um tablet life ontem,mais não consigo carregar,a luz fica vermelha mais nn liga ;x .. e a teela fica clara como se ele tivesse ligado oqe eu faaço ?

    • Phrenetico 13 de Outubro de 2011 at 14:35 - Reply

      Procura os papeis da garantia e pede pra avaliar e se preciso for trocar seu tablet….

  4. Daniel 18 de Outubro de 2011 at 17:23 - Reply

    "abilite"…..deve ser alguma inflamação né…rsrs

    Corrige para habilite….tá no item 8…

    Abraço

    • Phrenetico 18 de Outubro de 2011 at 17:29 - Reply

      Valew pela dica brother! hehehe essa passou despercebida! já atualizei ^^

  5. Robson Cordeiro 31 de Outubro de 2011 at 6:59 - Reply

    Na hora de escolher um tablet como devo olhar o tipo e a potência da batéria? Qual a potência que dura mais? Como identificar uma batéria que dura muito?

    • Phrenetico 31 de Outubro de 2011 at 13:32 - Reply

      A carga de uma bateria é medida em mAh (Milihampere), quanto maior amperagem maior será a capacidade de armazenamento da bateria, e maior o custo da mesma, uma dica interessante é analisar o preço do tablet, esses de baixo custo certamente não tem boa autonomia de bateria.

      Existem outros fatores importantes tb, como processador, memoria RAM, sensores disponiveis, Wi-Fi, GPS, 3G, BlueTooth e app que existem mais do hardware, como jogos e app em 3D. Todos esses recursos tem influencia na automia da bateria, quanto mais desses estiverm sendo executados ao mesmo tempo, menos sua bateria vai durar.
      Entenda mais nesses links :Como funcionam as baterias de Li-Ion recarregaveis e 10 dicas de como otimizar a bateria do seu tablet

  6. Alex 3 de Novembro de 2011 at 7:35 - Reply

    Bom site, amigo!

    Ae tô com um prbl… meu tablet (xing ling, 10") quando está com menos de 45% de carga na bateria simplesmente desliga… Isso que dizer que em menos de 2 hrs de uso já era… Vc já ouviu falar nisso?

    • Phrenetico 3 de Novembro de 2011 at 8:11 - Reply

      Nunca vi nada assim. Mas não me surpreende, tablets Xing-ling sempre dão problemas inexplicáveis…..

  7. MARCELO 3 de Novembro de 2011 at 20:31 - Reply

    Ola, existe realmente fundamento quanto a primeira carga da bateria do tablet ser de 12 horas? Ate onde sei essas baterias modernas n tem efeito memoria. Estou com um tablet Google Adroid 2.2 que peguei essa semana mas a bateria n esta segurando nem 01hora.

  8. Marcelo 4 de Novembro de 2011 at 6:40 - Reply

    Olá, bom dia! Existe realmente uma regra ou necessidade de fazer a primeira recarga na bateria do Tablet por 12 horas antes de utilizá-lo? Até onde sei, essas baterias modernas, não possuem o efeito memória. Estou com um Tablet igual ao modelo (Tablet 7 Epad) mas a bateria dele não está segurando nem 01 hora. Aguardo sua resposta. Abraços!

    • Phrenetico 4 de Novembro de 2011 at 7:08 - Reply

      Olá Marcelo!
      Realmente, baterias de Li-ion não tem efeito memoria, por isso não necessita a carga de 12 horas inicial, na verdade isso até prejudica a bateria, leia mais nesse artigo "Como funcionam as baterias de Li-Ion recarregáveis".
      Agora sobre o seu tablet não tenho boas noticias, esses modelos de baixos custo tem péssimas qualidade de peças, essas baterias tem duração media de 3 a 4 horas quando saem da fabrica, e assim que saem começam a perder a potencia, como não sabemos quanto tempo nem as condições que seu tablet foi armazenado em estoque, é bem provável que não tenha mais nada ha se fazer para recuperar a capacidade de armazenamento da mesma.

      • Marcelo 4 de Novembro de 2011 at 8:39 - Reply

        Olá, boa tarde! Obrigado por me responder. Peguei esse Tablet essa semana e chegou com um pouco de carga. Eu até cheguei a pensar que tinha feito algo de errado quanto a carga porque no manual diz para carregar por 04 horas, mas em contra partida, sei que as baterias atuais não precisam dessa recarga que todo mundo comenta. Você sabe dizer se encontro algum tipode bateria externa e se vale a pena? Um abraço!!!

        • Phrenetico 4 de Novembro de 2011 at 8:53 - Reply

          seguinte brother! a bateria é um dos componentes mais caro de um tablet junto com a tela, se um dos dois tiver problemas é mais rentável comprar outro tablet, ainda mais se tratando desses tablets de baixo custo.
          Se por um milagre vc encontrar uma bateria que sirva no seu tablet ela deve custa no minimo R$100 fora a mão de obra, que tb não vai ser fácil encontrar. ou seja vc gastaria uns R$200 com peças, mão de obra e transporte, sem falar no desgaste e espera.

  9. robson 17 de Novembro de 2011 at 7:24 - Reply

    Estou precisando urgentemente de uma bataria bak 3.7v 1800mAh para o tablet ibak-gps798dtv,se souber onde encontro ficaria muito grato pela informação.desde já agradeço.

  10. Juliana 22 de Dezembro de 2011 at 14:59 - Reply

    Adquiri recentemente, para o meu sobrinho, o tablet XOOM da Motorola e gostaria de saber onde posso verificar as configurações básicas de hardware dele, se o que está descrito é realmente aquilo que o aparelho é. Nos PC´s convencionais seria no “Painel de Controle” ou “Meu computador”. Onde é no tablet?

    • Hug0 22 de Dezembro de 2011 at 16:08 - Reply

      No tablet vc precisa se um aplicativo para isso, pode ser o eray por exemplo.

  11. Caio 4 de Janeiro de 2012 at 22:22 - Reply

    Olá galera. Tenho uma duvida, qual o tempo de duração normal de uma carga do tablet? e tbm gostaria de saber se a maioria dos tablets já vem com aplicativos para ler livros ou temos que baixar do proprio tablet? e existe algum tablet que nao baixe aplicativos para a leitura de livros?

    Obrigado desde já.

    • Hug0 5 de Janeiro de 2012 at 17:57 - Reply

      O tempo de recarga depende de cada tablet. É necessário baixar um aplicativo pra ler livros sim, porém qualquer tablet faz isso.

  12. Willian 25 de Janeiro de 2012 at 18:39 - Reply

    Comprei um tablet modelo GT-7105 e gostaria de saber se foi um bom negocio?

    • lagartoMDT 25 de Janeiro de 2012 at 23:54 - Reply

      William, essa questão só você pode responder.

      Eu não compraria tablet com tela resistiva, mas esse sou eu.

      • Beneraldo 21 de Março de 2012 at 15:07 - Reply

        Se me permitem a minha opinião, sou um proprietário de um modelo igual, e não posso reclemar, ainda que melhorei com um case e teclado, vale a pena; uso-o na facul, gostei da pós venda todas as dúvidas que tive eles me responderam e em português (bras.)

  13. polizeli 19 de Março de 2012 at 20:34 - Reply

    gostaria de saber se [ funciona bem ] a bateria de litio em parafusadeira?

    • Phrenetico_MDT 20 de Março de 2012 at 1:31 - Reply

      Esses conceitos podem ser aplicados a qualquer bateria de litio. ^^

  14. julio cesar 11 de Fevereiro de 2013 at 12:54 - Reply

    gostaria muito de saber como retirar a tampa traseira do meu tablet dl a74 já tentei puxar pra cima pro lao mas não consigo tô com medo de quebrar o meu xodó hehe

Deixe uma resposta »