Anuncie Barato!


Nova ameaça para os usuários de Android

rodrigo 10 de Abril de 2012
Nova ameaça para os usuários de Android

Mais um Malware foi identificado e divulgado por uma equipa da empresa se segurança NQ Mobile. Desta vez, o código malicioso pode atacar os smartphones que tenham o sistema operacional Android como base. Trata-se de um vírus que está sendo instalado nos smartphones sem que o usuário se dê conta. Mas segundo os relatórios que a equipe de segurança emitiu, este Malware pode ser o primeiro descoberto que roda no sistema do Google e que tem a capacidade de se instalar durante a inicialização do dispositivo.

O malware seria uma variação de outro código malicioso que já é conhecido pelas equipes de segurança para sistemas móveis, o DroidKungFu, que já está rodando desde maio do ano passado. O DKFBootKit se disfarça como um programa que promete liberar gratuitamente uma versão paga do aplicativo ROM Manager, que faz backups e gerencia ROMs personalizadas do Android, como a CyanogenMod.

O malware pode ser executado apenas em aparelhos com acesso root (sistema desbloqueado), e é capaz de modificar a inicialização do Android e infectar utilitários do Linux, como o “ifconfig” e o “mount”. Após instalado, o smartphone passa a executar tarefas enviadas remotamente pelos invasores.

Para se prevenir deste tipo de código, as empresas de segurança estão recomendado que o usuário evite a instalação de qualquer aplicativo que exija o acesso root ao sistema e que só sejam feitos downloads de apps a partir de fontes confiáveis, como o Google Play. Ainda assim, recomenda-se cautela antes de instalar qualquer aplicativo novo ou desconhecido.

Outra recomendação é manter sempre seus aplicativos antivírus atualizados, porque as empresas devem estar disponibilizando, nas próximas semanas, uma solução para isso.



Deixe uma resposta »